Reunião apresenta proposta de capacitação para produtores da agricultura familiar
Natarde de ontem, 14, o prefeito Sérgio Onofre participou de uma reunião para a apresentação do Projeto Piloto de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural proposto através de convênio entre a prefeitura e o SEBRAE. O objetivo central do projeto é o aumento de produção, além da conversão da produção agrícola convencional para a orgânica em preparação ao atendimento do Sacolão Municipal de Arapongas.
O encontro contou com a presença da secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, secretário do Meio Ambiente, Renan Franzin Manoel, diretora de Sustentabilidade, Vicky Vergara, Consultora Sebrae de Arapongas/ e Vale do Paranapanema, Cinara Tozatti, e representante do Instituto BioSistêmico (IBS), Cláudio Pinheiro. “O projeto apresentado terá 70% do valor custeado pelo Sistema Sebrae através do SebraeTec – Serviços em Inovação e Tecnologia e os 30% restantes com recursos do município”, explicou Cinara Tozatti.
PROJETO
O projeto piloto inicial de assistência técnica e extensão rural voltado para as associações e cooperativa locais terá a participação de 25 agricultores familiares selecionados pelas instituições a qual pertencem. Divididos em grupos eles serão assistidos por profissionais capacitados para fazer o diagnóstico das áreas selecionadas. Depois ocorre a apresentação e execução da proposta de novos conceitos de gerenciamento da produção voltadas para o desenvolvimento mais sustentável – tanto para o plantio convencional quanto para a ampliação e transformação destas áreas em agricultura 100% orgânica.
Vergara explica que todas as ações desenvolvidas pelo projeto serão direcionadas para a busca da viabilidade econômica da atividade em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, para garantir a sustentabilidade do processo. “Com o resultado final positivo que se espera com o projeto o mesmo pode ser estendido através de novo convênio para outros agricultores familiares do município”, disse.
O aporte de tecnologias alternativas de produção também visa promover a adaptação dos produtores rurais da agricultura familiar de Arapongas. “A fim de garantir maior segurança alimentar e nutricional para a população através da instalação do Sacolão Municipal de Arapongas que está em processo de implantação e também, para que os produtores se adequem às regras para a oferta da merenda escolar nas escolas das redes municipais e estaduais que devem entrar em vigor em 2030”, acrescentou Niele.
Fonte: Prefeitura de Arapongas