Com apoio da Prefeitura, é lançada a Cooperativa Santo Expedito
Respeitando os protocolos em decorrência da pandemia, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio realizou nesta segunda-feira, 19, o lançamento da Cooperativa de Confecção e de Artesanato Santo Expedito. A ideia para a criação da cooperativa partiu da costureira, Neide Aparecida Primo Barroso, que além de compartilhar a experiência no ramo com outras mulheres, e também homens, teve a iniciativa de criar uma cooperativa. “Para isso, em novembro do ano passado falei da ideia ao prefeito, Sérgio Onofre, que de imediato, me encaminhou ao secretário da Semic, Nilson Violato, que nos deu maior apoio. E hoje, nasce a nossa cooperativa, que visa contribuir com costureiras e costureiros de Arapongas, para que possam gerar renda para suas famílias”, disse.
Violato afirmou que após receber a demanda, a equipe da Semic esteve envolvida por dois meses no desenvolvimento e estruturação da cooperativa de confecção. “Desde o início, a Neide e demais membros estiveram conosco para darmos estrutura para esse projeto. Ela quis uma cooperativa, com o intuito de fazer renda, e também de gerar renda aos que também precisam. O papel da Prefeitura é também fazer política pública, proporcionando a geração de renda, e isso, é muito gratificante”, disse. Ele acrescentou ainda que os municípios de Santo Inácio e Porecatu já têm interesse na abertura de cooperativas neste segmento.
Onofre parabenizou a iniciativa, e reforçou o apoio por parte da prefeitura. “A pandemia dificultou bastante o cenário econômico, e mesmo com a crise, conseguimos encontrar muitas pessoas com força de vontade, e garra. Essa cooperativa é um exemplo disso. É importante estarmos envolvidos e contribuir. Em tempos difíceis, vemos aflorar naqueles que querem, a criatividade. Todos temos potencialidades, basta que coloquemos para fora, e trabalhemos em prol dos nossos objetivos. A Cooperativa de Confecção e Artesanato Santo Expedito está nascendo da vontade de pessoas sérias, e tenho certeza que é apenas o começo de uma bela trajetória”, salientou.
Cooperativa de Confecção e Artesanato Santo Expedito já conta com cerca de 30 cooperados, e desenvolve produtos como: tapetes, capas para sofá, roupas (jalecos, calças, camisas, camisetas e peças íntimas), bonecas e ursos, jogo de cama, almofadas, apoio para porta, cama de pets e sacola de mercado. Tem como missão trabalhar com qualidade e sustentabilidade socioambiental com os cooperados e fornecedores. A cooperativa tem em seu Conselho Administrativo o presidente, Douglas Barroso, vice, Maria Dantas e secretária e tesoureira, Vanessa Esperidião, além do Conselho Fiscal.
Fonte: Prefeitura de Arapongas