Arapongas põe em funcionamento a primeira escola municipal cívico-militar do Paraná
Nesta segunda-feira, 02, a Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul, implementou oficialmente a disciplina cívico-militar em sua grade curricular. A solenidade seguiu os protocolos sanitários devido à pandemia da Covid-19 e contou com a participação do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do vice-prefeito, Jair Milani, do secretário da Educação, o professor Peta, do deputado federal Pedro Lupion (DEM), demais autoridades e representantes da comunidade.
A Escola Maria Hercília é a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano. Ao todo, 383 alunos com idade entre 06 a 10 anos terão a nova disciplina, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
O subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar, explica que o modelo conta com preceitos fundamentais para atingir uma educação de excelência, visando uma formação intelectual, ética, cívica e moral. “É a união do ensino tradicional aliado a uma doutrina dentro da filosofia militar, para que eles sejam disciplinados na escola e em casa, levando em consideração que os pais devem ser as primeiras autoridades a quem eles devem respeito. O objetivo é formar cidadãos conscientes para viver em sociedade”, disse.
O secretário da Educação, professor Peta, falou da importância que a data traz para o setor. “Essa implementação foi possível pelo engajamento pessoal do prefeito Sérgio Onofre e também pelo apoio de toda a equipe. Um projeto inovador e que fará a diferença na vida de nossos alunos e da comunidade. Esse é apenas o começo de um futuro ainda mais promissor para os nossos estudantes”, ressaltou.
Pedro Lupion também falou sobre a satisfação de poder acompanhar esse marco para a educação de Arapongas. “Fui um dos primeiros a apoiar essa ideia proposta pelo prefeito. A zona sul de Arapongas merece a nossa atenção e investimentos e assim tem sido feito pela atual administração. Tenho essa parceria importante com a Prefeitura de Arapongas, tendo portas abertas em Brasília, colaborando com a vinda de recursos. Esse modelo da escola cívico militar na rede municipal preza pela volta dos valores e da disciplina. Parabéns a todos os envolvidos”, falou. Lupion ainda mencionou a possibilidade da vinda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para Arapongas, ainda neste mês, para conhecer de perto o novo modelo cívico-militar e demais investimentos na educação.
O prefeito Sérgio Onofre disse ser um dos dias mais felizes da atual gestão e que o objetivo é estender a nova disciplina em todas as escolas de Arapongas a partir do ano que vem. “Uma nova história está sendo escrita na educação. Uma semente que plantamos aqui na Escola Maria Hercília e que gerará bons frutos. O ensino cívico-militar resgata valores que por vezes são esquecidos. Como por exemplo, pedir a bênção aos pais, além de fortalecermos o respeito aos professores e todos os profissionais da escola, aos colegas, ao ambiente escolar. Uma criança aprendendo desde cedo tais valores vai se tornar um adulto com caráter”, reforçou.
Ainda durante o evento, os alunos vestidos com as novas fardas se apresentaram para o público, sob o comando do monitor de ensino, o subtenente Valdinei. Integra também o grupo disciplinar cívico-militar o cabo Luciomar.
Participaram também secretários municipais, a diretora da Escola Maria Hercília, Nágila Georgina Depetris Santos e as coordenadoras pedagógicas, o presidente da Câmara, vereador Rubão, demais vereadores, o Comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM), tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima, comandante da 7ª CIPM, Israel Aparecido de Carvalho, comandante P6 do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Londrina, tenente-coronel Humberto Cavalcante, representantes do Corpo de Bombeiros, vice-prefeito de Pitangueiras, Délcio Galhardo Júnior, representantes da Maçonaria, do Conselho de Segurança e outras lideranças.
Fonte: Prefeitura de Arapongas