Dentista é demitido da prefeitura após ficar 19 anos afastado por licenças médicas, em Londrina, diz corregedoria
Conforme a corregedoria, medida foi adotada depois de uma sindicância identificar irregularidades na conduta do servidor, como a prestação de serviços durante o afastamento.
Por Vitor Struck, RPC Londrina — Londrina
Um dentista foi demitido pela Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, após ficar afastado por 19 anos com licenças médicas. Conforme a corregedoria municipal, a medida foi adotada depois de uma sindicância identificar irregularidades na conduta do servidor durante o afastamento.
Segundo a investigação, durante o período de licença, o servidor prestou outros serviços, inclusive, com atividades remuneradas, o que é proibido pelo estatuto municipal. A demissão foi publicada em 23 de fevereiro de 2022.
A corregedoria de Londrina informou que o dentista Douglas Dartagnan Torres Amorim havia sido afastado em 2003, por apresentar problemas no ombro que, conforme os laudos, o impediam de exercer a função.
Entretanto, por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a corregedoria constatou que de 2011 a 2020, o dentista, que também é advogado, abriu duas empresas jurídicas em que era sócio.
“Ele se afastou por licença médica do serviço público desde 2003. De 2003 a 2020, ele teve duas sociedades como advogado, duas empresas jurídicas, a qual ele figurava como sócio-administrador. Era o único advogado nos processos distribuídos dessa sociedade. Nesse período ele também se candidatou a vereador. Prestou ainda alguns concursos públicos na área jurídica”, disse o corregedor-geral de Londrina, Jefferson Beto Costa.
Durante o processo administrativo, o dentista foi ouvido, apresentou documentos e testemunhas para defesa.
Fonte: G1 RPC Londrina