Primeiro dia de bota-fora no Flamingos e região apresenta bons resultados

O primeiro dia da operação realizada no Conjunto Flamingos e demais bairros da região, com o objetivo de limpar os quintais e espaços públicos e fortalecer o trabalho de combate ao mosquito da dengue, teve avaliação positiva pela organização e famílias beneficiadas. O bota-fora começou pela manhã, mobilizando 87 pessoas, entre servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), agentes do Controle de Endemias e agentes comunitários de saúde (ACS). “O bota-fora segue nesta sexta-feira com a coleta de material que as famílias estão retirando dos quintais e roçagem e limpeza dos espaços públicos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel. Segundo ele, uma das ações foi a limpeza do descarte irregular no final da Rua Louro Verde e proximidades. “Mas nós dependemos do apoio da população, pois de nada adianta limpar essas áreas se nos próximos dias as pessoas forem lá para jogar mais lixo”, ressalta o secretário.
Valdecir Pardini, coordenador do Controle de Endemias, frisa que desde segunda-feira a equipe tem visitado as residências, eliminando tudo o que possa conter água parada. Tal procedimento se deve ao fato de que a incidência de larvas do mosquito transmissor da dengue aumentou, colocando a população em risco. As equipes também estão fazendo panfletagem e orientando sobre a necessidade de combate urgente às larvas do mosquito.
ÁGUA DA CHUVA
Pardini fez um alerta especial com relação ao fato de muitas famílias estarem acumulando água da chuva para a limpeza de calçadas. “Nossa orientação é para que não coletem água da chuva. Cerca de 60% das larvas do mosquito estão sendo encontradas em recipientes com água da chuva”, adverte o coordenador. Pardini informa que em uma só residência foram encontrados 23 depósitos de água da chuva. “E todos borbulhando de larvas do mosquito”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Arapongas