3º Encontro para qualificação das visitas domiciliares trata do tema “Visita Puerperal”

Na última segunda-feira, 08, agentes comunitários de Saúde (ACS’s) participaram do 3º Encontro do projeto “ Qualificação das visitas domiciliares da rede materno-infantil”, cujo tema tratado foi: “ Visita Puerperal” – ministrado pela residente de enfermagem obstétrica, Yasmim Farias de Brito. Toda a ação proposta é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde – SESA, por meio da 16ª Regional de Saúde e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, falou sobre a importância do evento. “ É fundamental a atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com realização das ações da primeira semana de saúde integral e da consulta puerperal até o 42º dia pós-parto. Nossos encontros têm promovido capacitação aos nossos profissionais, e como resultado, teremos um bom atendimento para toda a população. A Atenção Básica é primordial e merece todo cuidado”, frisou.

Nos encontros anteriores, o projeto abordou temas como: Atenção Primária à Saúde e diabetes na gestação, com a participação da médica endocrinologista, Mariana Yoshi Tramontin; e “Comorbidades na gestação”, que englobou algumas doenças de grande prevalência nas gestantes do município como: hipertensão e diabetes gestacional e outras afeções que implicam diretamente na gestação como: toxoplasmose, sífilis e tabagismo. Além de uma roda de conversa entre os profissionais médicos das equipes de Estratégia da Saúde da Família, médicos obstetras do Centro Integrado de Saúde da Mulher e médico obstetra da Atenção  Especializada.

VOCÊ SABIA?

Sabe-se que o puerpério é um período singular, relacionado com mudanças anatomofisiológicas e questões psicossociais do momento: maternidade, sexualidade, autoestima, reorganização da vida pessoal e familiar. Neste contexto, a mulher precisa ser cuidada para que agravos na sua saúde e na saúde do recém-nascido (RN) possam ser evitados. Esse cuidado deve envolver a família, independente da organização familiar da mulher.

Os cuidados oferecidos pelos profissionais da APS são fundamentais para a prevenção de agravos à saúde do neonato e da puérpera, uma vez que a maioria dos eventos de morbimortalidade materna e infantil acontecem na primeira semana de vida.

Fonte: Prefeitura de Arapongas