Embaixador do Japão no Brasil visita o prefeito de Londrina
O encontro reforça os laços e parcerias entre o Japão e Londrina, que tem uma forte colônia japonesa que contribuiu com a construção da cidade
Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito Marcelo Belinati recebeu a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, em seu gabinete. A visita reforça os laços e parcerias entre o Japão e Londrina, que é uma cidade muito privilegiada por ter uma das maiores colônias japonesas em todo o Brasil. Também participou do encontro o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, entre outras autoridades.
Londrina tem relações fortíssimas com a colônia japonesa, cuja tradição permeia a história e o desenvolvimento da cidade e se configura como uma das principais referências culturais do município. Em Londrina, há vários eventos culturais envolvendo o povo japonês, como a Expo Japão, um dos maiores do Paraná voltado à divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa; e o festival Londrina Matsuri, de arte, cultura e culinária japonesa. Também conta com a Praça do Centenário da Imigração Tomi Nakagawa, construída na área central de Londrina, que é uma exposição de cultura e símbolos a céu aberto, cujo projeto arquitetônico-paisagístico foi elaborado a partir da filosofia e história do Japão.
O prefeito Marcelo Belinati disse que é uma grande honra para a cidade de Londrina receber a visita do embaixador e das outras autoridades. “Londrina tem uma colônia japonesa muito forte, que ajudou a construir essa bela cidade de 600 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Paraná e a terceira maior do sul do Brasil. Nosso município tem, como sua principal característica, a qualidade de vida que proporciona a sua população e a colônia japonesa participou ativamente desta construção. Londrina é coirmã das cidades de Nishinomiya e de Nago, temos relações comerciais, culturais e educacionais com o Japão e essa visita reforça esses laços, nossa admiração e respeito pela cultura, valores e princípios do povo japonês” afirmou.
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, contou que esta é sua primeira visita ao norte do Paraná depois de sua chegada ao Brasil há oito meses. “Londrina tem uma comunidade japonesa muito importante, é uma ponte de amizade entre o Japão e o Brasil. Estou muito satisfeito com a visita a essa cidade tão importante para o Paraná. Queremos fortalecer as parcerias em vários setores, como no intercambio educacional e cultural, bem como na área econômica”, enfatizou.
Na área educacional, Hayashi informou que espera aumentar o intercâmbio de estudantes entre o Japão e o Brasil, pois há várias universidades de prestígio no Brasil. Na área econômica, o embaixador comentou que conversou com o prefeito Marcelo Belinati sobre exportação das carnes brasileiras ao mercado japonês. “Sabemos que 60% da carne de frango importada ao Japão é brasileira, mas há possiblidade de exportar outros produtos agropecuários”, expôs.
O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, disse se sentir muito feliz em voltar para Londrina. “Estive aqui há um ano, já visitei a região de Londrina muitas vezes, por isso conheço a força da comunidade nipônica e o potencial econômico da região. Meu desejo é que os investidores também conheçam a força desta região e que esta experiência do embaixador no norte do Paraná ajude a intensificar, ainda mais, as relações entre os dois países”, apontou.
Ao final do encontro, as autoridades trocaram presentes. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni; os secretários municipais de Cultura, Bernardo Pelegrini, e de Governo, João Luiz Martins Esteves, que também é procurador-geral do município; o presidente da Associação Londrina-Nishimomiya, Luiz Omoto; o deputado federal Luiz Nishimori; os vereadores Jairo Tamura e Professora Flávia Cabral.
Além da visita ao prefeito Marcelo Belinati, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, ainda cumpriu outras agendas em Londrina. A escolta do embaixador e da sua comitiva está sendo feita pelas equipes da Guarda Municipal de Londrina em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os guardas municipais do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) são qualificados para realizarem escoltas de autoridades conforme já ocorreu em diversas ocasiões. O setor de Planejamento Operacional da GM elaborou toda estratégia para garantir a máxima segurança do dignitário durante o cumprimento das agendas na cidade.