Escultura do piloto Ayrton Senna é inaugurada no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de SP
Obra marca os 50 anos da Fórmula 1 no Brasil. Embora a estátua fique dentro do autódromo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a ideia é quebrar o muro e transformar a obra em local de turismo.
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (9) uma escultura do ex-piloto brasileiro Ayrton Senna dentro do Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo.
A obra foi desenvolvida pela sobrinha do piloto, a artista Lallali Senna, a pedido da mãe de Ayrton, Neyde.
A cerimônia de inauguração da estátua contou com a presença da escultora e de Viviane Senna, irmã do piloto de Fórmula 1 e presidente do instituto que leva o nome dele, além de autoridades da capital paulista e do prefeito Ricardo Nunes(MDB) e da esposa de Nunes.
Embora a estátua fique dentro do autódromo, Nunes afirmou que a ideia da gestão municipal é quebrar o muro do autódromo e transformar o ponto em um local de turismo e visitação para os paulistanos.
“É uma alegria para todos nós fazer uma homenagem a alguém tão importante. Ainda porque a gente vai quebrar aquele muro da Avenida Interlagos. O autódromo vai ter toda uma visão para a gente ver o autódromo e poder interagir aqui com o Senna. A gente vai estar colocando em todo o nosso material de divulgação como ponto turístico da cidade essa visita”, disse o prefeito na inauguração.
Lallali Senna, Viviane Senna e o prefeito de SP, Ricardo Nunes, durante inauguração da estátua do piloto Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos. — Foto: Reprodução/TV Globo
Lallali Senna, Viviane Senna e o prefeito de SP, Ricardo Nunes, durante inauguração da estátua do piloto Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos. — Foto: Reprodução/TV Globo
A data da inauguração da escultura coincide com a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece neste final de semana no autódromo, comemorando 50 anos da modalidade no Brasil.
O piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 tinha uma relação especial com o Autódromo de Interlagos, onde venceu dois grandes prêmios da categoria, em 1991 e 1993.
Instalação da escultura de Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da capital paulista. — Foto: Divulgação
Vida e carreira de Ayrton Senna
Paulistano do bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, Ayrton Senna da Silva iniciou nas pistas aos 4 anos de idade, pilotando karts.
Em 1981, começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 – com uma marca de 12 vitórias em 20 corridas. Foi nesse período que decidiu usar o sobrenome de solteira de sua mãe, Senna, já que Silva é um nome muito comum no Brasil.
O piloto brasileira Ayrton Senna, morto em 1994 durante o GP de San Marino de Fórmula 1. — Foto: Reprodução/Instituto Ayrton Senna
Em 1983, venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 pela equipe Dick Bennets, com 13 vitórias em 21 corridas, sendo 9 delas consecutivas. Triunfou também no Grande Prêmio de Macau pela Teddy Yip’s Theodore Racing Team.
A entrada do atleta na Fórmula 1 aconteceu em 1984 pela escuderia Toleman, depois de atrair a atenção de diversas equipes. No seu terceiro GP, realizado na África do Sul, Senna marcou seu primeiro ponto na categoria. Duas semanas depois, o resultado se repetiu no GP da Bélgica.
Durante a carreira, disputou 161 Grandes Prêmios e conquistou 41 vitórias em 65 pole positions.
Piloto Ayrton Senna — Foto: Divulgação/Universal Pictures
Ele morreu em 1º de maio de 19948, no GP de San Marino, ao entrar na curva Tamburello e perder o controle do carro devido a uma barra de direção quebrada.
Senna seguiu reto em direção aos muros laterais e chocou-se violentamente. A telemetria mostrou que Senna, ao perceber que ia bater, conseguiu reduzir o carro de 300 km/h para 200km/h.
Atendido prontamente na pista, o piloto foi transferido para o hospital, onde, poucas horas depois, foi declarado como morto.
Ayrton senna — Foto: DIvulgação
A morte de Senna aconteceu quando o brasileiro liderava o Grande Prêmio de San Marino, com Michael Schumacher logo atrás.
Carreira de Ayrton Senna em números
- 161 gps disputados
- 65 pole positions
- 41 vitórias
- 80 pódios
- 2982 voltas na liderança
- 19 voltas mais rápidas
- 3x campeão mundial
Fonte: G1