Arapongas alerta sobre aumento nos casos de dengue e reforça ações de prevenção e combate

Divulgado nesta quarta-feira, 05, o novo boletim da dengue em Arapongas – de 26 de março a 01 de abril, apresenta 66 casos confirmados de dengue, além de 1.375 notificações, 11 casos em investigação, 1.298 negativos e nenhum óbito pela doença. Na semana passada, o município tinha 43 casos positivos, 1.222 notificações, 1.172 casos negativos e sete em investigação. Segundo o Controle de Endemias, assim como em outras cidades do Paraná, Arapongas tem registrado um aumento nos casos positivos de dengue, o que gera um alerta.
“Algumas cidades decretaram epidemia. Este não é o caso de Arapongas, mas é importante estarmos todos em alerta, reforçando os cuidados, com medidas de combate e prevenção. Por isso, precisamos da ajuda da população”, falou a supervisora geral do Controle de Endemias, Claudinéia Gasparini. Ela orienta que os moradores incluam nas ações preventivas a instalação de telas de proteção em janelas, uso de repelentes, somado à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas, reservatório da geladeira, entre outros.
AÇÕES
Neste sentido, as equipes do Controle de Endemias têm atuado por toda a cidade, com ações de fiscalização, bloqueios, aplicação da UBV Costal, visitas periódicas em pontos estratégicos, orientações e palestras. “É importante envolver todos nesta causa. Nossos agentes de combate às endemias têm trabalhado de maneira integrada, mas ainda assim é importante a colaboração de cada um”, reforça Gasparini.
O coordenador da Controle de Endemias, Valdecir Pardini, já havia anunciado que o município estava em tramitação para contratar mais 10 agentes – aprovados no último concurso público, para reforço das equipes de ACE’s.
NO PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (04) mais 2.930 casos e um óbito por dengue no Paraná. Somente nesta semana foram registradas mais de 16 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico foram computadas 102.021 notificações, 48.128 casos descartados, 14.032 casos confirmados e 12 mortes.
O novo óbito é de uma mulher (56 anos) que residia em Santa Terezinha do Itaipu, no Oeste. A morte foi registrada em 13 de março deste ano.
CHIKUNGUNYA
O novo boletim também confirmou mais 30 casos de chikungunya, somando 107 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 40% comparado à última semana. Do total de casos, 62 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 37 são considerados importados. Há 592 casos em investigação.
CUIDADOS
Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.
SINTOMAS
Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

Fonte: Prefeitura de Arapongas