Aberta oficialmente a Expo Londrina 2019

Read Time:4 Minute, 16 Second

O evento, que vai até 14 de abril e deve receber um público superior a 500 mil pessoas

Teve início, nesta sexta-feira (5), a Exposição Agropecuária de Londrina. Considerada a maior da América Latina, a Expo Londrina chegou em sua 59ª edição com a missão de trazer o campo até a cidade, unindo tecnologia e agronegócio. Durante a solenidade oficial de abertura, que contou com diversas autoridades, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, aproveitou a ocasião para agradecer à Sociedade Rural do Paraná (SRP), realizadora da ExpoLondrina 2019.

Foto: Vivian Honorato

Marcelo destacou o quanto Londrina ganha a cada nova edição da Exposição, movimentando o setor de serviços, turismo e, por consequência, toda a economia da cidade. “Os governos recebem muito da SRP, dos nossos produtores rurais, e nós só temos palavras de gratidão. Aqui, chegamos no entendimento de que podemos divergir, discordar, mas todos nós devemos trabalhar pela cidade de Londrina”, citou.

Foto: Vivian Honorato

Para o prefeito, como resultado dessa união entre Prefeitura, Câmara Municipal, entidades, associações e instituições da sociedade civil, Londrina tem obtido grandes conquistas. “A Prefeitura de Londrina é a mais transparente do Brasil, segundo a Controladoria-Geral da União. Temos as contas mais equilibradas de todas as cidades com mais de 50 mil habitantes do Paraná; obras por toda a cidade, como viadutos, duplicações, construção de novas escolas e creches, reformas de dez postos de saúde ao mesmo tempo, e a cidade industrial. Estamos fazendo o planejamento futuro da cidade, no curto, médio e longo prazo, através do Master Plan, e o planejamento urbano, através do Plano de Mobilidade. Grandes indústrias voltaram a vir para Londrina, como a TCS e o Centro de Distribuição do Magazine Luiza. E isso é fruto dessa união, entendendo que o caminho é a gente fazer da nossa cidade um local cada vez melhor”, enfatizou.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, adiantou que Londrina será a sede do governo estadual na próxima semana, com o gabinete do governador alocado na ExpoLondrina. “O governador Ratinho Júnior terá como compromisso trazer aqui o nosso governo, na quarta (10), para ficar aqui com vocês até sexta-feira (12), com todos os secretários do Estado, para discutirmos os problemas do agronegócio, e de Londrina e região. Traremos toda nossa estrutura e vamos conversar, estabelecer regras fundamentais para que o estado não perca mercado lá fora. E vamos receber todos os prefeitos, vereadores e lideranças que quiserem fazer parte desse processo tão importante, para Londrina e para o governo do Paraná”, adiantou.

O presidente da SRP, Antônio Sampaio, frisou que poucos eventos no país tiveram tanta longevidade atrelada ao sucesso, como é o caso da ExpoLondrina. “Está tudo preparado, a nossa parte fizemos direitinho e a expectativa para esta edição é muito boa. A expectativa é termos um público que supere o do ano passado, de cerca de 550 mil. Na movimentação financeira, a previsão é de mais de 670 milhões de reais em negócios. É um ano difícil, sem dúvida, mas houve mudança dos governos federal e estadual, e temos boas expectativas. Completar 60 anos será uma marca fantástica”, afirmou.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a ExpoLondrina reflete e discute muitos desafios que o setor enfrenta. “Há muitos temas sobre a nossa infraestrutura, que subtraem nossos recursos dado os grandes concorrentes mundiais, e eles devem ser enfrentados. Parabenizo a toda a organização da ExpoLondrina pelo esforço, e o governo do Estado estará aqui de peito aberto para ouvir críticas, sugestões, contribuições e debatendo os nossos temas. Eu estarei nos três dias, procurando colaborar com a equipe técnica em todos os aspectos”, citou.

Foto: Vivian Honorato

Como representantes dos deputados federais e estaduais, Pedro Lupion e Tercílio Turini, respectivamente, reforçaram a importância da Exposição Agropecuária, e do agronegócio paranaense, para a economia de Londrina e região, repercutindo em todo o estado. “Esse é um momento muito especial para a vida da cidade e para a região. Existe sempre uma expectativa enorme pela realização da ExpoLondrina, é o comentário geral. Movimenta a cidade e movimenta a região, porque aqui acaba se tornando a capital do agronegócio. Então a expectativa é grande não só em quem tem interesse direto nessa área, mas da população em geral. A ExpoLondrina cresceu junto com a cidade nesses 59 anos, e a SRP se fortaleceu junto. É a maior festa popular do estado do Paraná”, considerou Tercílio Turini.

Dentre as autoridades que participaram da abertura oficial da ExpoLondrina, também estavam o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; o prefeito de Cambé, Zé do Carmo; o secretário de Estado e Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; os deputados federais Luisa Canziani, Aroldo Martins, Filipe Barros, Hênio Romagnolli e Boca Aberta; os deputados estaduais Cobra Repórter, Ariano José, Delegado Jacovos, Alexandre Amaro, Boca Aberta Júnior e Tiago Amaral; os comandantes do 30º Batalhão, tenente-coronel Alexandre Colombo, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Ezequias de Paula Natal, e do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sandro Alberto Segóvia; integrantes do secretariado municipal, vereadores de Londrina, e outros.

Fonte: Blog Londrina – Juliana Gonçalves

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Mães solteiras ganham PROJETO PILOTO de apoio
Next post Arapongas: Central de Merendas publica cardápio escolar