Abertura do Congresso de Cidades Inteligentes e Digitais reuniu mais de 100 prefeituras em Londrina

Principal encontro de tecnologia para prefeituras do estado aborda ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população

 

Com um Ecossistema de Inovação consolidado e cidade-polo em tecnologia da informação, Londrina deu início, na manhã desta quinta-feira (23), ao Congresso de Cidades Inteligentes e Digitais, principal encontro de tecnologia para prefeituras promovido no estado do Paraná. Londrina sedia a nona edição do evento, que está recebendo profissionais e lideranças de mais de cem prefeituras do estado.

O 9⁰ Congresso de Cidades Inteligentes e Digitais é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Foto: Dani Fernandes_PML

Há um mês, Londrina recebeu o Prêmio Nacional de Inovação por estar entre as vinte cidades do país que mais têm startups atraentes para o mercados corporativo e empresas líderes em inovação aberta. A cidade é referência em tecnologia e tem recebido comitivas de cidades de outros estados, com o objetivo de conhecerem ações e projetos da área. Esse avanço foi citado pelo prefeito Marcelo Belinati na abertura do evento, que destacou a importância de o município investir em tecnologia de ponta. “Na gestão pública, tecnologia significa eficiência, economia e qualidade na prestação de serviços para a população. Quanto mais avançarmos em tecnologia, mais eficientes vamos ser”, avaliou.

O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, contou que a RCD surgiu há 12 anos com a missão de fomentar movimentos que difundam a tecnologia na gestão pública. “Depois da pandemia tivemos a necessidade no processo de transformação digital das cidades. Sem a tecnologia não dá para desenvolver projetos inovadores de desenvolvimentos em todos os aspectos sociais e econômicos, sempre visando melhorar a vida das pessoas”, pontuou.

A Codel deu o suporte para os organizadores implantarem o congresso na cidade. Um dos palestrantes na manhã de hoje (23) foi o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto, Roberto Moreira, que apresentou as ações que estão sendo feitas pra que Londrina tenha se tornado uma referência na área, além de suas conquistas e premiações.

Foto: Dani Fernandes_PML

Na abertura, o presidente da Codel, Alex Canziani comentou que a cidade conta com 11 Governanças que buscam meios para que Londrina seja cada vez mais uma cidade inteligente. “Esse evento é importante porque, através dele, vamos conhecer tecnologias que podem fazer a diferença nos municípios participantes. E tenho certeza que vamos sair com um mindset novo para poder transformar nossas cidades e deixá-las ainda mais atrativas e inovadoras”, concluiu

Durante o evento, o prefeito Marcelo Belinati recebeu do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o certificado e o troféu de Prefeito Inovador 2023 em reconhecimento ao lançamento do programa Empregatech. Agradecido, Belinati destacou a importância do projeto dentro da esfera social e econômica da cidade. “O Empregatech é a união da Prefeitura com entidades e instituições onde qualificamos os jovens para trabalharem com TI. Eles saem do curso já empregados nas empresas de tecnologia da cidade. É um grande programa social que dá um caminho profissional e atende as demandas das empresas de tecnologia”, afirmou. Belinati ainda pontuou que, hoje, Londrina conta com uma média de duas mil vagas abertas na área de TI, à espera de profissionais qualificados.

O encontro segue com uma programação extensa de palestras nesta quinta (23) e sexta-feira (24). As inscrições e o cronograma completo estão no site do evento.

Fonte: Blog Londrina