Apucarana está entre as 10 cidades que mais geram empregos no Paraná
De Janeiro a setembro deste ano, a cidade obteve um saldo de 2.631 empregos, em levantamento do Caged
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho, de janeiro a setembro deste ano Apucarana obteve um saldo positivo de 2.631 empregos. A cidade é a 10ª colocada no Paraná entre as que obtiveram saldo positivo, comparando as contratações e as demissões.
O Caged mostra Curitiba em 1º lugar com saldo de 38.979; 2º Maringá (8.741); 3º Londrina (7.941); 4º Cascavel (7.914); 5º São José dos Pinhais (5.565); 6º Toledo (4.379); 7º Araucária (3.880); 8º Ponta Grossa (2.827); 9º Colombo(2.644); e 10º lugar Apucarana (2.631).
Para o prefeito Junior da Femac o resultado positivo é reflexo da retomada da economia neste início do período pós-covid. “Sempre lutamos para garantir eficiência na imunização da população e, ao mesmo tempo, atuamos em parceria com os empreendedores apucaranenses da indústria, do comércio, do setor de serviços e do agronegócio”, pontua Junior da Femac.
Ele lembra que Apucarana detém hoje o maior pólo de empresas do vestuário no Paraná, com destaque para camisetas, jeans, bonés e outras confecções e acessórios. “Conhecemos bem toda a realidade dos empregos informais, ou seja, da nossa economia que ainda não aparece nos números oficiais. Respeitamos muito este setor que é o que mais emprega em Apucarana e vamos continuar lutando para a formalização gradativa do maior número de empresas possível”, comenta o prefeito.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Édison Peres Estrope avalia que nos últimos dois meses os setores da construção civil e do comércio apresentaram um declínio na geração de empregos. “No geral, já sentimos um crescimento gradual a partir de junho e acredito que teremos um salto significativo na construção civil, com novos empreendimentos previstos na cidade. E, no comércio e serviços, o crescimento também será muito positivo com as contratações e aumento das vendas de fim de ano”, observa Estrope.
Conforme destaca o secretário, Apucarana tem potencial para atrair novos investimentos, principalmente em função do nosso polo universitário. “Outro aspecto positivo é a política do prefeito de comprar e ofertar gratuitamente cursos técnicos e profissionalizantes; e até cursos para empresários e gerentes”, avalia Estrope.
Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, também comemora a conquista do décimo lugar no estado entre os municípios que mais geram empregos. “Lideramos a geração de empregos em toda a região de janeiro a setembro de 2021. E somos responsáveis por quase a metade de todas as vagas criadas na região com carteira assinada”, destaca Leiroz.
Ele faz questão de frisar que o resultado é conseqüência de um conjunto de ações que envolvem, principalmente, nossos empresários que têm confiado na retomada da economia, somado à gestão do prefeito Junior da Femac, no enfrentamento da economia e incentivos aos empreendedores.
Fonte: Prefeitura de Arapongas