Apucarana:Viabiliza ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros

Read Time:2 Minute, 19 Second

Em ato realizado na manhã desta terça-feira, no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac autorizou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação das instalações do quartel central do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Apucarana. O engenheiro Alberto de Souza, da Construtora Atrion (Londrina), anunciou que as obras começam de imediato, com prazo de 180 dias para a entrega.

Ao liberar a ordem de serviço, o prefeito Junior da Femac fez questão de lembrar que a taxa do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) foi extinta por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “A taxa era cobrada dos contribuintes embutida no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e os municípios ficaram impedidos de cobrá-la”, recordou Junior.

Segundo o prefeito, o dinheiro proveniente do funrebom era destinado à compra e manutenção de veículos e equipamentos, além de reparos e obras necessárias nas instalações do Corpo de Bombeiros. “Felizmente, em Apucarana pelas mãos do ex-prefeito Beto Preto, a prefeitura passou a manter dotação orçamentária para atender as demandas dos bombeiros”, lembrou Junior.

Agora, com o dinheiro reservado aos bombeiros, a prefeitura irá custear as obras de reforma (216m²) e de ampliação (187m²), orçadas em R$ 508 mil. “Com a elevação à condição de grupamento, que equivale a um batalhão regional, o quartel central de Apucarana necessita de maior estrutura física, para atender suas demandas”, justifica o prefeito.

O comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, major André Lopes informa que será construído um segundo piso, onde existe hoje uma garagem de viaturas. “Neste local serão edificadas oito salas administrativas, uma sala de vídeo-conferência, uma sala para o comando, dormitório, área de estar e sanitários, além da instalação de um elevador”, anuncia o comandante.

André Lopes, em nome do coronel Prestes, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, prestou agradecimento ao prefeito Junior da Femac e a secretaria municipal de obras, na pessoa do secretário Herivelto Moreno e da engenheira Caroline Moreira. “O Beto Preto e agora o Junior da Femac cumprem de forma exemplar a sua parceria com o Corpo de Bombeiros”, frisou o major.

Na autorização da ordem de serviço, a Câmara Municipal foi representada pelo vereador Mauro Bertoli. Ele cumprimentou o prefeito Junior da Femac pelo repasse dos recursos e o comandante do Corpo de Bombeiros pela conquista da estrutura. “O Legislativo tem dado o suporte necessário para obras importantes com essa”, destacou Bertoli.

Atualmente, o Grupamento dos Bombeiros de Apucarana atendem 22 municípios da região norte, incluindo Arapongas e Mandaguari, que mantém suas unidades; e Jandaia do Sul e Faxinal, que têm bombeiros comunitários. O grupamento mantém hoje 60 bombeiros, mas para o próximo ano deve receber novos integrantes, com a realização de concurso público.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Equipe do Cmei Sônia Saikawa Koga participa de capacitação de primeiros socorros
Next post Arena Arte e Cultura Sesi: Apresenta o Show Ave Lab