Arapongas: Ação “Trânsito Seguro” leva orientações e atividades educativas no Conjunto Flamingos
No último domingo (20), foi a vez do Conjunto Flamingos receber as ações do projeto “ Trânsito Seguro” – que desenvolve em atuação conjunta das Forças de Segurança de Arapongas atividades voltadas à educação e conscientização para um trânsito melhor. Durante toda a tarde, foram realizadas palestras, orientações, simuladores de trânsito, atividades com a pista da Escolinha de Trânsito – com bicicletas e carrinhos elétricos – , além das atividades impactantes, como simulação de acidente de trânsito, com a atuação do Corpo de Bombeiros, Samu e SOS Vida, exposição com vídeos de acidentes reais, registrados no perímetro urbano da cidade, bem como nas rodovias.
Ao todo, cerca de 500 pessoas marcaram presença durante o evento, entre elas, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, e o chefe da 17ª Ciretran-Arapongas, Laércio Scarpeta.
Conforme o secretário de Segurança, a ação promove conscientização em pessoas de diversas faixas etárias sobre os cuidados que devem ser tomadas para um trânsito cada vez mais seguro. “O intuito é sempre frisar que para um trânsito seguro, todos nós somos responsáveis, desde motoristas a pedestres, desde os adultos que devem respeitar a sinalização e leis de trânsito, quanto às crianças – que servem como fiscais dos adultos, lembrando-os de sempre usar o cinto de segurança, por exemplo. Com a união de atitudes positivas, vamos espalhando essa ideia em todos os cantos da cidade, agregando a todos nesse movimento pela vida”, enfatiza Argati.
O “Trânsito Seguro” integra de uma série de operações que são desenvolvidas pela Prefeitura de Arapongas e Pelas Forças de Segurança desde o início do ano. Com um cronograma completo, tais medidas são desenvolvidas constantemente, por toda a cidade. Todas as ações envolveram também Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Detran e Conselho Comunitário de Segurança e contou com o apoio da Secretaria de Esportes (Equipe do Ginásio Mateus Romera), Secretaria de Assistência Social, SOS Vida, Multiway e do Curso de Educação Física da Unopar.
Sorteio de brindes
Além das atividades educativas, ao final do evento foram sorteadas duas bicicletas, uma infantil e uma adulta. Os premiados foram: Gustavo Henrique de Souza Vieira e Sônia Mazoni.
Para a GM, Michele Zanin, uma das coordenadoras do projeto, todas as manifestações positivas para um trânsito de qualidade são necessárias, sempre aliando educação de trânsito com lazer, respeito, cooperação e coletividade.“Sempre temos boa participação da comunidade, que assim, se mostra preocupada com a questão do trânsito. De uma maneira verdadeira, educativa e agradável, conseguimos envolver toda a população, unidas por um bem maior: a vida” finaliza.
Fonte: Prefeitura de Arapongas