Arapongas: Capacitação da saúde orienta sobre acolhimento e classificação de risco

Read Time:1 Minute, 43 Second

Aconteceu no último sábado (29), no Auditório Municipal uma capacitação voltada para os servidores da enfermagem, em especial, aos gerentes das Unidades de Pronto Atendimento 18 Horas e 24 Horas. O evento realizado através do Núcleo de Educação Permanente (NEPA) tratou de temas específicos, tais como: “Acolhimento com classificação de risco e humanização”, ministrada pelo enfermeiro Maicon Depieri.

“Essa palestra de um ciclo de atividades para padronização da forma de se avaliar os pacientes que procuram atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 18 e 24 Horas de Arapongas. Os pacientes serão atendidos de acordo com a necessidade e não de acordo com a ordem de chegada. Tal classificação já é empregada na UPA e no Pronto Atendimento Infantil”, explicou Depieri.

Os pacientes classificados como vermelho serão atendidos imediatamente, enquanto os pacientes que receberem a cor azul da equipe de enfermagem poderão guardar até 04 horas para ser consultado pelo médico. O protocolo internacional visa organizar o fluxo de atendimento nas UPAs e também orientar a comunidade sobre em quais situações procurar esses serviços. Os pacientes não urgentes, também conhecidos como eletivos, deverão procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima.

“Vale destacar que Arapongas conta hoje com 30 equipes da Estratégia Saúde da Família, uma em cada bairro ou região. Todas as unidades tem atendimento médico diariamente para atender casos que são possíveis de tratamento sem a necessidade em encaminhamento para as UPAs”, acrescentou o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

O evento contou também com a presença do diretor clínico das UPA e Pronto Atendimento Infantil(PAI) de Arapongas, Dr. Fernando Marques, e demais profissionais da área. Todos os participantes foram certificados.

Atendimentos nos 18 Horas

No decorrer desta semana, os três 18 Horas adotaram o mesmo formato de atendimento, ou seja, por classificação de risco.  Os pacientes após darem entrada nas unidades citadas serão admitidos pela recepcionista, na sequência serão avaliados pela equipe de enfermagem e posteriormente serão encaminhados para consulta médica de acordo com sua gravidade.

(CONFIRA NAS IMAGENS A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO).

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Encerra no próximo dia 31 recadastramentos de lotes no Cemitério Municipal
Next post Arapongas: Realiza Congresso Técnico dos Jogos da Juventude- Fase Regional