Arapongas: Cemear realiza I Encontro com professores regentes da Rede Municipal

Read Time:1 Minute, 58 Second

Na última terça-feira (24), o Centro Municipal Especializado de Arapongas (Cemear) realizou o I Encontro com Professores Regentes das Escolas Municipais, dos quais, atuam com alunos com necessidades educacionais especiais. Na oportunidade foi explanado o projeto: “Mindfulness para crianças: aprendendo a gerenciar as emoções”. Com o intuito de aplicar o projeto, a equipe do Cemear já iniciou em setembro as atividades práticas de “Atenção Plena”, com os alunos dos 4º anos da Escola Municipal Professora Diomar de Oliveira Pegorer, sob a orientação da professora Márcia Inês Zaramella Pereira, tendo como diretora a professora Regina Aparecida Rosa Scalparo Santo.

“Esse projeto vai ao encontro de uma necessidade crescente de pais e crianças encontrarem tranquilidade física e mental, em tempos tão exigentes. Mas apenas tranquilidade não basta. É necessária também a atenção, pois as crianças são curiosas e inquietas por natureza. Estão interessadas em aprender coisas, tendem a viver no presente e podem ser extremamente atentas. Mas assim como um adulto, essas crianças frequentemente estão ocupadas demais. Ficam cansadas, são facilmente distraídas e inquietas. Muitas crianças têm coisas demais para fazer e tempo de menos para apenas “ser”. Elas crescem rapidamente. Às vezes têm que equilibrar muitos pratos ao mesmo tempo: social e emocionalmente, em casa e na escola. Acrescente-se a isso tudo o que têm que aprender e decorar, e logo temos em mãos excesso de tarefas. Elas parecem estar ligadas na tomada o tempo todo, mas onde ficaria o botão de “pausa”, detalha a coordenadora do Cemear, Katia Tavares Meserlian.

Resultados

Após a aplicação das atividades práticas pedagógicas notou-se que as crianças aprendem a fazer uma breve pausa, a tomar fôlego, percebendo o que precisam naquele instante. Isso permite que saiam do piloto automático, identifiquem seus impulsos e aprendam que nem tudo na vida é bom e legal.

“Elas aprendem a prestar atenção de uma forma amorosa a tudo que fazem. E também a buscar o entendimento de seu mundo interior assim como o dos outros que as cercam”, acrescenta a coordenadora.

Diante das atividades, o Cemear reforça a importância dos trabalhos por vivenciar com os alunos qualidades como atenção, paciência, confiança e aceitação muito cedo na vida, com isso as crianças estarão bem enraizadas no aqui e agora, com pouca idade e, como mudas de plantinhas, terão muito espaço para crescer, sendo elas mesmas.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Sucesso marca abertura do 2º Jogos do Idoso
Next post Arapongas: Faltam 15 dias para a “Arapongas Fest 2019”