Arapongas: Central garante merenda escolar para 11 mil alunos

Read Time:5 Minute, 8 Second

Você sabia que o município de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Educação, possui uma Central de Abastecimento da Merenda Escolar? Ela fica localizada na Rua Lori n° 25, onde possui dois barracões para depósito de alimentos não perecíveis adquiridos através de licitação, uma rampa de recebimento e dois escritórios administrativos. Para deslocamento e transporte, a Central possui um automóvel utilizado para visitas técnicas, uma Kombi para pequenas entregas, um caminhão refrigerado advindo do FNDE e um caminhão terceirizado, com um motorista e um auxiliar cada.

“Nossa equipe se compõe atualmente de 11 funcionários, sendo o quadro técnico formado por duas nutricionistas e uma estagiária, duas auxiliares de escritório e uma colaboradora para serviços gerais. Atualmente, a Central da Merenda atende 48 estabelecimentos de ensino, sendo que 20 são escolas de ensino fundamental, uma filantrópica e cinco escolas de ensino integral, com duas rurais, e 23 são Centros de Educação Infantil (Cmeis), um deles inaugurado recentemente. Já trabalhamos com a previsão de inaugurar mais uma unidade”, afirma a gerente, Marta Pilatti.

ABRANGÊNCIA

Hoje, o município atende na rede de ensino aproximadamente 11 mil alunos, com 21 mil refeições ao dia. A rotina na Central de Abastecimento da merenda Escolar começa com o recebimento de hortifrutigranjeiros na segunda e na terça-feira. No ato do recebimento são conferidas a qualidade e as quantidades de cada produto. Em seguida, são separados em quantidades individuais para cada escola e CMEI e, depois, entregues pelos motoristas e auxiliares.

Anualmente, a equipe técnica realiza uma capacitação com todas as merendeiras e auxiliares, logo no início do ano, abordando sempre temas como “Boas práticas na Manipulação de Alimentos” (recebimento, armazenamento, descongelamento, preparação, higienização etc.), “Higiene correta das mãos” e “Retiradas de amostra dos alimentos servidos”. “No início deste ano, realizamos uma parceria especial com Universidade do Norte do Paraná (Unopar), que possibilitou aplicação de testes em placas de Petri com agar agar, para melhor visualização de bactérias”, acrescenta Marta.

Segundo ela, recentemente todas as merendeiras e auxiliares receberam os manuais necessários para a atividade de preparação corretas dos alimentos, como Manual de Boas Práticas de Alimentação e Procedimento Operacional Padrão (POP). E receberam também flyers para coleta adequada de amostra e higienização das mãos.

“Outra capacitação também foi realizada com as diretoras, coordenadores e algumas merendeiras, quando foi abordado o tema ‘Alergias e Intolerâncias Alimentares’, com palestras e fotos demonstrativas para melhor conhecimento e abordagem com o aluno. Nesse mesmo momento, receberam um Manual de Restrições Alimentares, elaborado pelas nutricionistas do setor para que se tenha à mão todas as informações necessárias em caso de necessidade” frisa Marta Pilatti.

“O trabalho que a Marta e sua equipe realizam é de fundamental importância para Arapongas, pois garante a alimentação adequada para milhares e milhares de alunos, futuros cidadãos do nosso município. Nossa educação não teria o nível de excelência que tem sem o grande trabalho da Central de Abastecimento da Merenda Escolar”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.

Merendeiras e auxiliares receberam kit neste ano

Todas as merendeiras e auxiliares de cozinha receberam no início de 2019 um kit composto por avental de brim, avental de silicone, sapato de segurança e toucas, melhorando assim sua higiene e segurança no trabalho. No decorrer do ano de 2018 e 2019, a gestão municipal também disponibilizou a reposição de utensílios de cozinha de uso diário como panelas, pratos, talheres, baldes, bacias, assadeiras etc”, destaca Marta Pilatti.

Ela e as nutricionistas Cibele Recco e Viviane Futata participaram de alguns eventos importantes, como o Encontro Nacional de Alimentação Escolar (Econae 2018), realizado em São Carlos (SP), onde foram abordadas as capacitações sobre o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE), onde foram realizadas oficinas e capacitações de caráter regional.

“A atualização sobre o PNAE é sempre de muita importância para a equipe técnica. Durante todo o ano são realizadas visitas técnicas nos estabelecimentos, onde é feito um check list das práticas realizadas nas cozinhas. Nessas visitas são realizadas também orientações e até mesmo notificações e advertências”, prossegue Marta Pilatti.

OUTRAS AÇÕES IMPORTANTES DA CENTRAL

CARDÁPIO NO SITE

A Secretaria de Educação, através da Central de Abastecimento da Merenda Escolar, faz a atualização do cardápio que está sendo servido para os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Período Integral. Conforme o setor responsável, a publicação dos cardápios já vem sendo feita desde o início de 2018 e serve como importante ferramenta de acompanhamento pelos pais, da alimentação servida aos filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Os cardápios estão à disposição no site oficial da Secretaria de Educação pelo link http://www.arapongas.pr.gov.br/educacao/2_local_central-de-abastecimento-da-merenda-escolar

RECONHECIMENTO PÚBLICO

Em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, a Secretaria de Educação, através do Setor de Merendas, realizou um jantar em homenagem às merendeiras/cozinheiras que atuam nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) de Arapongas. Durante o jantar, as profissionais acompanharam um vídeo em homenagem. “É importante enaltecer o trabalho desenvolvido por todas essas grandes profissionais, que com grande carinho e cuidado preparam a merenda escolar de todos os nossos alunos da Rede Municipal de Ensino”, enfatizou o prefeito, Sérgio Onofre, que também participou da ação.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE

Relatórios do setor de merenda escolar da prefeitura de Arapongas apontam que em 2018 foram servidas cerca de 4 milhões de refeições em 20 Escolas de Ensino Fundamental, 5 Escolas de Ensino em Tempo Integral, 1 Instituição Filantrópica e 22 Centros de Educação Infantil, com mais de 20 mil refeições diárias, durante os 200 dias letivos do ano.

Ainda conforme o setor, também foram patrocinados vários outros benefícios, como a elaboração de cardápio específico para crianças de 6 a 11 meses, de 1 a 3 anos, Ensino Fundamental e período integral;cardápios alimentares especiais para alunos com diabetes e intolerância a glúten e lactose e/ou alergia a alimentos, como ovos, soja, amendoim e caseína, lista de alimentos para eventos festivos, como Páscoa, Festa Junina e Dia das Crianças e introdução do Programa Operacional Padronizado (POP).

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: CTA Arapongas e 18 Horas do Petrópolis realizam palestra
Next post Arapongas: Simulação de acidente encerra Semana Nacional do Trânsito