Arapongas: Cisam recebe novo aparelho para exames ginecológicos

Read Time:1 Minute, 55 Second

O Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) recebeu nesta segunda-feira (01) um novo colposcópio – aparelho utilizado para exames ginecológicos, entre eles, avaliações do colo do útero, vagina e vulva, possibilitando a identificação de possíveis lesões através de imagens altamente ampliadas.

Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, tal aparelho substitui outro que funcionava há 12 anos, desde a implantação do Cisam.  “Possibilitamos às pacientes um diagnostico precoce e até mesmo a prevenção de doenças do colo do útero, além de elevarmos a qualidade do atendimento. Tudo possível através dos esforços da atual gestão. Sendo também um grande aporte para os nossos profissionais da área”, afirma. Ainda de acordo com ele, foi investido o total de R$ 11.435,00 em recursos próprios na compra do aparelho.

Com a nova aquisição, 50 pacientes que aguardavam na fila de  espera vão passar por exames de colposcopia, através dos atendimentos realizados pelo Dr. João Alberico Bonim e enfermeira Daniele de Brito. Ao todo, 618 mulheres são acompanhadas pela equipe. “Com o novo aparelho conseguiremos atender com precisão nossas pacientes, das quais, apresentam um preventivo com alteração sugestiva de lesão pré-maligna ou identificação de lesões suspeitas na mucosa da vagina ou colo do útero. Quando retirada através de biópsia, tal lesão é encaminhada para análise em laboratório”, explicou o Dr. Bonim.

O prefeito Sérgio Onofre, participou da entrega do novo equipamento, enfatizando os importantes investimentos aplicados na área da saúde de Arapongas. “Todo investimento na saúde ainda é pouco. Devolvemos a população o que contribuem através de impostos. No caso do Cisam, temos profissionais competentes que levam saúde às mães araponguenses com a atenção que merecem. Assim como fizemos com as nossas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento Infantil e demais locais de atendimentos à saúde, já está em tramitação o projeto de reforma do Cisam, para sempre melhor atende-las”, frisou. De antemão, Onofre salientou o convite para a reinauguração do Pronto Atendimento 24 Horas, Centro de Especialidades Médicas Jaime de Lima, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Central, todos localizados no mesmo complexo, na Vila Industrial, que serão entregues no próximo dia 5.

Participaram também do evento a gerente do Cisam, Juliana Parazzi, equipes médicas, demais funcionários e vereador Toninho da saúde.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Projeto de trânsito resulta em doações para os Lares São Vicente de Paulo e Santo Antônio
Next post Arapongas: Grupo Vocal de Londrina se apresenta durante I Festival de Artes Cênicas