Arapongas fortalece segurança pública formando 12 novos guardas municipais

Nesta quarta-feira, 20, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), realizou a solenidade de formatura de 12 guardas municipais de Arapongas e outros seis guardas da cidade de Cruzmaltina (PR), por meio de Termo de Cooperação Técnica realizado entre os municípios. O ato aconteceu na Estação Cultural Milene, contando com a presença do secretário de Governo, Rafael Cita (representando o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que cumpre agenda em Curitiba), do secretário de Segurança, Paulo Argati, do prefeito de Cruzmaltina, Natal Casavechia, do deputado estadual Pedro Bazana e do presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Nickenig.
Os novos agentes integraram a 4ª Turma de Guardas Municipais de Arapongas, sendo a primeira a ser formada através de metodologia aplicada pela Escola de Guardas Municipais. O curso de formação teve a duração de quatro meses, com carga horária de 1.073 horas, incluindo formação para agentes de trânsito, policiamento comunitário, noções em Direito (administrativo, penal, direitos humanos e constitucional), uso de armamento, apresentações em grupo, treinamentos, com grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em última etapa, os guardas municipais passaram por estágio supervisionado, com patrulhamento diário.  O curso também foi ministrado pela GM e coordenadora Oliveira, supervisor GM Vagner e GM Bertoli, além do auxílio técnico de outros GM’s e de outros instrutores – entre policiais militares, policiais civis e demais profissionais.
O secretário Paulo Argati destacou a importância da vinda dos nossos guardas para fortalecimento da segurança pública municipal. “Com as novas incorporações, o efetivo da Guarda Municipal de Arapongas passa a ter 94 integrantes. Quem ganha com isso é a população. Que sejam todos bem-vindos, com a certeza de que ingressam na melhor guarda municipal do Paraná”, salientou.
Representando toda a corporação, o superintendente da Guarda Municipal de Arapongas, GM Micheletti, falou sobre a evolução de cada um dos novos integrantes. “Acompanhamos de perto todo o esforço e dedicação. Foi um desafio, mas temos a certeza de que todos estão aptos a cooperar com a segurança”, disse.
O deputado estadual Bazana frisou a sobre a necessidade de uma segurança efetiva para benefício da população. “Temos em Arapongas uma GM sintonizada e uma gestão que investe em segurança. Firmo meu compromisso de continuar sendo um grande apoiador dentro da Assembleia Legislativa”, mencionou.
O prefeito de Cruzmaltina, Natal Casavecchia, se diz grato a parceria firmada junto a Arapongas. “Agradeço ao prefeito Sérgio Onofre e sua equipe por compartilhar com os novos GM’s de Cruzmaltina todo o aprendizado. Sucesso a todos nesta jornada”, disse.
INTEGRAÇÃO
Por fim, o secretário de Governo, Rafael Cita, relembrou os desafios vencidos para que este dia fosse possível. “Participamos de todas as etapas, desde a execução do concurso até a nomeação e convocação dos aprovados. Todos os esforços foram válidos para que chegássemos neste grande dia. Arapongas tem registrado quedas importantes na criminalidade e isso é resultado de uma forte integração. Que sejam bem-vindos”, salientou.
A solenidade contou também com a apresentação inédita do Hino da Guarda Municipal de Arapongas, apresentação da Banda Big Band e a entrega dos certificados. Momento de reconhecimento também aos GM’s que tiveram destaque ao longo do curso de Formação, sendo o 1º lugar ao GM Guimarães (Arapongas) – nota 94,06; 2º lugar ao GM Seitan (Arapongas) – nota 93,85;  3º lugar GM Constantino (Arapongas) – nota 93,75 e o GM Trizoti (Cruzmaltina) em 1º lugar – nota 87,56. Houve também entrega de certificado de agradecimento ao comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), major Wolski, representando todos os instrutores que colaboraram ao longo do curso de formação.
Participaram demais secretários municipais, vereadores, alunos da Escola Municipal Alzira Horvatich (disciplina cívico-militar), representantes e autoridades das Forças de Segurança Pública de Arapongas, PRF, Poder Judiciário, entidades, clubes de serviços e comunidade em geral.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas