Arapongas: Iniciados os trabalhos de revitalização da Praça Mauá

Read Time:2 Minute, 3 Second

Ontem (11), a Prefeitura de Arapongas deu início aos serviços que preveem a revitalização da Praça Dr. Júlio Junqueira, também conhecida como Praça Mauá. Equipes já realizaram a instalação da placa e canteiro de obras para a execução das primeiras etapas do projeto, que incluem a instalação de tapumes na quadra, para isolamento e maior segurança nos desdobramentos da obra. Com investimento de R$ 1,4 milhão, com recursos contratados através do Paranacidade, a obra tem prazo de até 210 dias para a conclusão.

“Após a assinatura dos contratos, de pronto já foram iniciadas as primeiras etapas de remodelação da nossa Praça Mauá, um dos locais mais antigos e conhecidos da cidade. Diante de um projeto inovador, daremos uma cara nova para a Praça, oferecendo à população e visitantes um local aprazível e moderno”, diz o prefeito, Sergio Onofre. Ele relembra ainda que também deve ser iniciada em breve a obra de cobertura e demais melhorias na Feira da Lua, que vai se somar à Praça Mauá e dar nova dinâmica em termos de lazer e eventos para a população.

PROJETO

De acordo com a planilha aprovada junto ao Paranacidade, as obras de revitalização da Praça Mauá vão compreender pergolado em madeira e concreto, deck elevado, chafariz, playground, academia de terceira idade, estacionamentos, rampas de acessibilidade, execução da rua das flores, canteiros para paisagismo, bancos em concreto, bancos em madeira plástica, lixeira em madeira plástica, conjunto de mesas para jogos, bicicletário, tudo somando área de 9.557,39 metros quadrados.

Os serviços compreendem movimentação de terra, drenagem e águas pluviais, fundações, estruturas, alvenaria, divisórias, muros e fechos, esquadrias, acessórios, vidros e espelhos, instalações elétricas, telefonia, sistemas de proteção e ventilação, instalações hidrossanitárias, revestimentos, impermeabilização, pinturas e argamassas, pavimentação e calçamento, paisagismo e equipamentos externos, além de limpeza.

Jair Milani, vice-prefeito e secretário de Obras, afirma que o projeto prevê ampla revitalização, porém conservando, na medida do possível, os aspectos originais do local.

HISTÓRIA

A Praça Mauá foi a primeira a ser construída em Arapongas. Segundo os arquivos do IBGE, ela existe desde a década de 40 e teria sido o marco para o traçado de ruas e logradouros da cidade, feito na época pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. O local passou a ser denominado Praça Doutor Júlio Junqueira em dezembro de 1951, em homenagem ao primeiro prefeito eleito e Arapongas. Na década de 60 aconteceu sua primeira e única reforma estrutural.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Nova edição do Encontro de Colecionadores acontece neste sábado
Next post Arapongas: Prefeitura repassa verba para entidade SOS Guarda Mirim