Arapongas: Para a prevenção a Secretaria de Saúde segue com vacinação contra a febre amarela
A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde segue intensificando a vacinação contra a febre amarela, inclusive, neste período em que se iniciam as férias escolares, momento em que muitas pessoas viajam para outras cidades.
Conforme o Ministério da Saúde é recomendada apenas uma dose da vacina, sem a necessidade de reforço, principalmente para as pessoas que morem ou passem por regiões de risco. Ela é indicada a partir dos nove meses de idade.
“Com isso, orientamos e reforçamos que a população procure as nossas Unidades de Saúde com sala de vacina, portando cartão SUS, carteira de vacinação e documentos pessoais. A prevenção é sempre o melhor remédio”, recomenda a coordenadora do setor de vacinas, Graziela Stefanuto.
Unidades de Saúde
Em Arapongas, as vacinas contra febre amarela estão disponíveis nos seguintes locais:
– UBS Aricanduva
– 18 Horas São Bento
– Centro de Especialidades Jaime de Lima
– UBS Caic
– UBS São Vicente
– UBS Centauro
– UBS Cj. Araucária
– UBS Tropical
– UBS Bandeirantes
– UBS Cj. Águias
– 18 Horas Cj. Flamingos
Contraindicação
Determinadas pessoas não podem ser vacinas sem indicação médica, entre elas:
– Pessoas com alergia aos componentes da vacina ou a ovos e derivados
– Pessoas submetidas aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia
– Crianças menores de seis meses
Avaliação Especial:
– Pessoas com mais de 60 anos
– Gestantes
– Mulheres que amamentem crianças menores de seis meses de idade
Dados no Paraná
Dados – Neste ciclo de acompanhamento, a doença atingiu, principalmente, a população das regiões de Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa, mas as notificações e investigações aconteceram em todas as regiões.
No período foram confirmados 480 notificações e 17 casos da doença. O Paraná registrou um (01) óbito por Febre Amarela, em março, tendo como município de residência e local provável de infecção o município de Morretes.
Entre os casos confirmados 88,2% (15 casos) são do sexo masculino, com idade média de 35 anos.
Os casos confirmados apontaram como locais prováveis de infecção os seguintes municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Morretes, São José dos Pinhais, Adrianópolis e Quatro Barras.
Epizootias – Neste período de acompanhamento foram confirmadas 49 epizootias em 73 municípios. “Lembrando sempre que os macacos não transmitem a febre amarela, eles também são vítimas da doença. Os primatas podem ser considerados verdadeiros sentinelas para o sistema de vigilância. O óbito de macacos em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus em regiões de matas e florestas, servindo como um alerta para as autoridades de saúde adotarem medidas de prevenção, com a vacinação dos moradores da região”, informa Laurina Tanabe, do COES.
A Sesa segue o trabalho de Vigilância Epidemiológica da febre amarela em todo o Estado e a publicação de novos boletins sobre a doença acontecerá de acordo com o registro de casos.
Vacinação – A Sesa reforça a importância da vacinação dentro da faixa etária a partir de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização acontece com única dose da vacina.
Fonte: Prefeitura de Arapongas