Arapongas: Prefeitura libera folha e 50% do 13º, mas falha na Caixa atrasa pagamento a quem fez portabilidade
Entre a folha regular e a antecipação de metade do 13º para servidores ativos e inativos, a Prefeitura de Arapongas liberou nesta terça-feira cerca de R$ 12 milhões para salários. Porém, devido a falha em um programa chamado CACC, utilizado pela Caixa Econômica, vários servidores públicos municipais que fizeram a portabilidade para outros bancos tiveram uma surpresa desagradável nesta quarta-feira (01): o salário ainda não estava na conta. Luiz Carlos Pedroso, gerente geral da Caixa Econômica em Arapongas, explica o que ocorreu. “O CACC, que faz esse pagamento da folha e o envio de TEDs, deu problema na terça-feira e continua com problema nesta quarta. Por isso não foram enviadas as TEDs referentes aos créditos feitos ontem à tarde, o que deve ocorrer agora, ainda na parte da manhã”, informa Pedroso, frisando que foram atingidos os que fizeram a portabilidade.
Rogério Trindade, diretor do Tesouro Municipal, lembra que muitos servidores fizeram a portabilidade para outros bancos, como Itaú, Santader e Sicoob, daí a reação de muitos deles em não encontrar o pagamento na conta para saldar seus compromissos, mesmo a Prefeitura tendo liberado a folha em dia, como ocorreu desde o início da atual administração. “Esperamos que a Caixa tome as providências necessárias para que a situação seja regularizada o mais breve possível”, assinala Trindade.
Por meio de licitação promovida pela Prefeitura, o Banco Santander (Brasil) S.A é o novo contratado para a prestação de serviços de pagamentos de subsídios, vencimentos e demais proventos de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas – do Poder Executivo Municipal e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Arapongas (IPPASA). O prazo de vigência é de 60 meses, a contar do dia 6 de julho de 2020.
Fonte: Prefeitura de Arapongas