Arapongas: Prefeitura regulariza 36 contratos de casas do Conjunto Novo Flamingos e Jd. Santo Antônio

Ao todo, 36 famílias residentes no Conjunto Novo Flamingos e Jardim Santo Antônio tiveram os contratos de concessão de uso de moradias renovados durante reunião realizada na noite de ontem (10) no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Del Condor. Tal medida efetivada através da Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) e setor de habitação, assegura a todas essas famílias o direito de permaneceram nas residências com toda documentação regularizada.

No ano 2000, ao todo 100 famílias da região foram contempladas no Programa de Habitação de Interesse Social (PHS), do Governo Federal, pelo qual receberam subsídio para a construção de moradias. Através do programa, o município fez a concessão de uso de lotes em “vazios urbanos” e destinou complemento financeiro para maiores condições e qualidade nas referidas residências. Contudo, os antigos contratos com duração de 16 anos já estavam vencidos, havendo a necessidade de renovação.

“Nesta soma de esforços dentro da atual gestão municipal temos dado a garantia dessas famílias de residirem tranquilamente em suas casas, com os contratos regularizados e permanentes.  Um dia muito especial, e grande satisfação em fazermos o que é justo. Casa popular é pra quem realmente precisa. E hoje mais famílias sairão daqui com os direitos garantidos”, enalteceu o prefeito, Sérgio Onofre.

No mês passado, outras 35 famílias moradoras do Conjunto São Bento contempladas dentro do PHS também tiveram todos os contratos renovados. Conforme a secretária de Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, o restante das famílias também devem passar pelo mesmo processo, assim que atualizarem documentação do Cadastro único junto ao CRAS de referência.

“Nossa secretaria está desde o início do processo orientando e contribuindo com todas essas famílias. Para nós é uma alegria e satisfação ajudar esses moradores. Estamos monitorando os que ainda faltam, para que também tenham seus contratos regularizados. Agradeço novamente todos os envolvidos nesta bela empreitada”, afirmou.

Participaram também da ação o vice-prefeito, Jair Milani, gerente de Habitação, Gabriel Rocha Alves da Silva, coordenadora CRAS Del Condor, Regina Beatriz Mudri e Teresinha Canassa.

SONHO CONCRETIZADO

A regularização das residências do Programa de Habitação de Interesse Social (PHS) leva segurança e tranqüilidade para as famílias, gerando comoção e alívio. É desta maneira que se sente a Dona Nair Ap. de Carvalho, moradora do Jardim Santo. “Esse foi o dia mais feliz na minha vida, saber que aquela casa agora é minha legalmente. Ninguém vai me tirar de lá”, disse emocionada.

O mesmo sente Roberta Priscila da Silva, moradora do Conjunto Flamingos. “Sempre morei com a minha mãe nesta casa, há quatros anos ela faleceu, e como garante a lei eu permaneço lá, hoje com os meus filhos e marido. Sem dúvidas uma data marcante, que representa tudo. Agradeço a administração do prefeito Sérgio Onofre pela atenção e apoio”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Arapongas