Arapongas recebe mais de R$ 2,1 milhões para fortalecimento da Saúde pelo Governo do Paraná
Recurso estadual será destinado ao atendimento especializado do SUS, com foco em consultas, exames e redução de filas. Repasse integra pacote de R$ 202 milhões distribuídos aos 399 municípios paranaenses de forma per capita.
A Saúde de Arapongas recebeu R$ 2.122.246,00 do Governo do Estado do Paraná. O repasse foi anunciado na quinta-feira (25) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e integra um total de R$ 202,1 milhões destinados ao fortalecimento do atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os 399 municípios paranaenses. Os valores foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, com previsão de depósito já nesta sexta-feira (26).
De acordo com o Governo do Estado, o investimento faz parte de uma estratégia voltada à ampliação do acesso da população a consultas especializadas, exames diagnósticos e serviços de média complexidade ambulatorial. A iniciativa busca reduzir gargalos no atendimento e acelerar diagnósticos e encaminhamentos em diferentes regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser aplicados na realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e no pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida com base em critério per capita, no valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios foram contemplados sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos, conforme estabelece a Resolução nº 746/2026.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o aporte busca ampliar a capacidade de atendimento dos municípios, especialmente na área de média complexidade. “É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, afirmou.
Ele também ressaltou o critério de distribuição adotado. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, completou.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios devem priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida tem como objetivo reduzir filas e agilizar o acesso aos serviços de saúde pública.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, destacou que o repasse amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização do atendimento especializado. “Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço”, explicou.
A Sesa informou ainda que os recursos poderão ser executados pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. O uso do valor é restrito a ações assistenciais, não podendo ser aplicado em despesas administrativas, pagamento de pessoal ou obras e aquisição de equipamentos.
Fonte: PMA