Arapongas recebe premiação como terceira colocada no Cidades Sustentáveis 2023

O Projeto Água Limpa – de revitalização de nascentes – obteve o 3º lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis: Acelerando a Implementação da Agenda 2023, realizado por meio do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), com o apoio do Projeto CITinova. O evento aconteceu na última sexta-feira (16), no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A oportunidade marcou também a abertura da Virada ODS, com presença diversas autoridades, representantes dos municípios, lideranças empresariais e da sociedade civil, além de membros do Sistema ONU Brasil. Arapongas foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente (Seaspma), Renan Rodrigues Manoel.
“Na categoria Cidades Médias, de 101 mil a 500 mil habitantes, disputamos com mais de 136 projetos com a participação de cidades de 20 estados brasileiros, ou seja, chegamos longe através do nosso trabalho. Esta é uma conquista não apenas do município, mas de todos e todos que contribuíram para a execução do projeto. Foi uma atuação integrada e que teve resultados muito satisfatórios. Desde o começo, tivemos todo o apoio do prefeito Sérgio Onofre, que também acreditou no projeto. Para nós, é um momento de orgulho e de incentivo para continuarmos esta jornada”, enfatizou Renan.
Além do eixo ambiental, outras categorias também foram inseridas na premiação. São elas: Social (onde Arapongas também enviou o projeto Hortas Comunitárias), Econômico e Governança.
PROJETO ÁGUA LIMPA
Lançado em 2018, o Projeto Água Limpa tem a capacidade de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. O projeto executa melhoria da qualidade de vida, através de abastecimento de água potável e reúne diversos parceiros: Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Emater, ONG Olho D’água, Sanepar, Rotary, Unopar, Fortmag, IAP, IDR, Lions Club e representantes das propriedades que abrigam as nascentes. Durante a execução das ações, constaram também a limpeza no entorno de rios, com recolhimento de resíduos, além do plantio de mudas de árvores. Aproximadamente 30 nascentes (em regiões urbanas e rurais do município) já foram recuperadas.
DADO IMPORTANTE
80% da área de Arapongas fica sobre mananciais. Além disso, o município conta com 44 nascentes mapeadas, por isso é reconhecida como o berço das águas do Paraná.

Fonte: Prefeitura de Arapongas