Arapongas: Vigilância Sanitária intensifica inspeções

Read Time:1 Minute, 48 Second

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Vigilância Sanitária informa que estão sendo intensificadas as inspeções nos estabelecimentos do município em reforço ao Plano de Contingência Municipal para enfrentamento ao coronarívus(COVID-19). Além disso, o setor orienta à população para os cuidados no momento das compras de álcool em gel. “É necessário que a cada um esteja atento à procedência do produto, em especial, o álcool em gel (70%), muito procurado nesta fase da pandemia do coronavírus. É importante que os produtos contenham os selos registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Ernesto Simões de Melo.

Caso de infração – Nesta semana, a Vigilância Sanitária recebeu informações de que dois pontos do mesmo estabelecimento estavam comercializando galões de 1 litro de álcool líquido 70% , produto de uso específico para hospitais e, que devem ser vendidos apenas nas casas de produtos hospitalares. Além disso, foi constatado também que os produtos não continham registros junto à ANVISA, ou seja, considerados clandestinos. Os materiais foram imediatamente apreendidos e inutilizados. Diante disso, foi aplicada uma infração e tomadas devidas providências, conforme estabelece o Código Sanitário do Paraná (LEI Nº 13331, de 23 de novembro de 2001).

Recomendações – A Vigilância Sanitária de Arapongas reitera ainda que os ramos intensificados das atuações incluem supermercados – com recomendações para que se evite a aglomeração de pessoas e para que reforcem a disponibilização de álcool em gel (70%) para cada guichê; uso de máscaras pelos operadores de caixa. Aos hospitais foram encaminhados ofícios recomendo a suspensão visitas hospitalares e cirurgias eletivas (sem urgência). As funerárias foram recomendadas para que limitem o acesso de entrada de pessoas (máximo 10 pessoas por vez nas salas para velório); e máximo de 20 pessoas nos ambientes comuns.

Na próxima semana o setor fará ações intensivas nos bares, restaurantes e lanchonetes frisando as recomendações contidas no Decreto Municipal(nº. 170/2020) Fiscalização intensa também nas instituições de Ensino privadas e academias de ginástica, para a suspensão de todas as atividades.

Denúncias ou reclamações – Nesses casos, a população deve ligar: 3902-1098

Dúvidas e informações: 3902-1069 ou 3902-1216.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Arapongas: Setor de Agendamento da Saúde informa novas medidas
Next post Prefeitura de Arapongas decreta o fechamento do Comércio