Autoridades debatem fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira (18) – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, autoridades de Arapongas e Sabáudia estiveram reunidas no auditório da OAB Subseção de Arapongas. Na oportunidade, foram debatidos assuntos voltados ao objetivo central da campanha: mobilizar e informar a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de ações que fortaleçam a rede de proteção e medidas de prevenção a esses crimes. Estavam presentes o prefeito de Arapongas Sérgio Onofre, o juiz da Vara da Infância e da Juventude Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca Dr. Marcos Vinícius Pesenti, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Nilson Ribeiro da Silva, prefeito de Sabáudia Moisés Ribeiro, presidente da OAB Arapongas Dr. Tales André Franzin, o delegado Adjunto da 22ª SDP, Anderson Seiji Kudo e, representando o delegado chefe da 22ª Subdivisão da Polícia Civil Dr. Maurício de Oliveira Camargo.

O presidente da OAB Arapongas Dr. Tales Franzin, falou da importância de abrir discussões sobre um tema tão urgente. “O abuso e exploração contra crianças e adolescentes é um tema delicado para todos nós, mas que infelizmente acomete muitos menores em todo o país. Por isso, é preciso mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar dessa luta. Estamos sempre à disposição para contribuir e, garantir que as crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento seguro e protegido”, disse.

Sérgio Onofre ressaltou que a gestão municipal tem tido um olhar atento às questões que envolvem as crianças e adolescentes, com ações estratégicas com as Secretarias Municipais, Poder Judiciário, entidades e clubes de serviços. “Deparar com situação de violência, abuso e exploração contra as nossas crianças e adolescentes é absurdo, mas não podemos tapar os olhos diante desses casos. E temos sempre que buscar soluções na prática para dar respaldo para essas crianças e adolescentes. Temos uma rede especializada que age diretamente nesta frente e queremos buscar ainda mais recursos e iniciativas para garantir que nossas crianças estejam seguras. A sociedade como um todo tem esse dever”, disse.

O prefeito mencionou ainda que no ano passado a Prefeitura de Arapongas lançou o projeto “Criança Preservada”, um amplo trabalho voltado à identificação e prevenção do abuso sexual infantil no município. As ações integradas envolvem as Secretarias de Segurança Pública e Trânsito, Educação, Cultura, Assistência Social, além da Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e o CMDCA.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude de Arapongas, Dr. Alberto Moreira Cortes Neto, reiterou a importância da união de esforços no município “Temos visto que as redes de proteção em Arapongas e também em Sabáudia são bem estruturadas. Dentro deste objetivo comum que é prevenir e garantir os diretos já elencados. Não podemos admitir esta violência tão grave, que infelizmente acontece em muitas famílias. Proteger as crianças e os adolescentes é responsabilidade da família, do estado e de toda sociedade”, salientou.

O encontro contou também com uma apresentação do Coral de meninas atendidas na Associação das Damas de Caridade Maria Edna Grassano e participação dos adolescentes atendidos na Guarda Mirim de Arapongas.  Além de uma palestra junto à psicóloga Aline Pedrosa Fioravante – membro do Núcleo de Atendimento Especializado à criança e ao adolescente da Comarca de Londrina.

Participaram também a secretária de Assistência Social, Terezinha Canassa e demais equipes da pasta, o secretário de Segurança Pública, Paulo Argati, o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, vereador Marcelo Junio, Conselho Tutelar de Arapongas, Conselho Tutelar de Sabáudia, representantes da Câmara e do CMDCA de Sabáudia, juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Arapongas, Dra. Renata Sassi Fantin, delegada da Delegacia da Mulher de Arapongas, Dra. Camila Costa, juiz de direito substituto da 19ª Seção Judiciária, Dr. Oto Luiz Sponholz Junior.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas