Câmara Municipal de Arapongas entrega títulos de cidadão honorário

Cerimônias celebram legado e contribuição de personalidades ao desenvolvimento de Arapongas

A Câmara Municipal de Arapongas entregou recentemente títulos de cidadão honorário a pessoas que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento do município. Foram noites de reconhecimento, comemorações e muitas homenagens. Autoridades políticas, homenageados com familiares e amigos, empresários, representantes de entidades, além de convidados comungaram a valorização daqueles que se destacaram na sociedade em prol do desenvolvimento e crescimento do município.

Em sessão solene, na última quarta-feira (06), dois destacados cidadãos foram honrados pela Câmara: Dr. Anesio Cangussu Dantas, médico atuante na Irmandade Santa Casa de Arapongas, e Ivo Christino Branco, cuja trajetória profissional abrangeu desde o magistério até funções bancárias, de despachante e agente funerário, além de um compromisso incessante com a igreja.

A proposta das honrarias partiu do vereador Antonio Aparecido Ribeiro dos Santos, conhecido como Toninho da Ambulância (PL), em reconhecimento à significativa contribuição desses homenageados para o progresso de Arapongas. Toninho destacou a ética e o comprometimento dos homenageados, descrevendo-os como exemplos de coragem e honradez. “Além de possuírem todas as características e qualificações de notáveis cidadãos, os homenageados atendem plenamente aos requisitos exigidos pelo legislativo para receberem tais honrarias”, enfatizou o vereador.

O presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas, vereador Márcio Nick, destacou o papel do Legislativo Municipal: “Reafirmamos nosso compromisso em reconhecer e valorizar aqueles que contribuem de forma significativa para o crescimento e bem-estar da comunidade, celebrando suas conquistas e exemplos de dedicação”, finalizou.

No final do mês de novembro, o Legislativo outorgou outras duas concessões de título de cidadania honorária. De iniciativa do vereador Rodrigo de Deus, o pastor Josuel de Lima Crepaldi foi agraciado com a honraria. O empresário Antonio Facioli Sanches – do Grupo Verona, também teve seu trabalho reconhecido. A vereadora Meiry Farias foi a autora da proposta.

Na próxima quinta-feira (14), a Câmara Municipal tem agendada sessão solene para a entrega de outros três títulos de cidadania honorária. De iniciativa do vereador Levi Xavier, o deputado federal Pedro Lupion e o deputado estadual Thiago Amaral receberão as honrarias. Também o deputado estadual Cobra Repórter, cuja propositura partiu do vereador Sebastião Ferreira da Siva, o Cecéu.

A outorga do Título de Cidadão Honorário é uma forma de o Legislativo Municipal reconhecer a atuação daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do Município. A concessão do título de Cidadão Honorário é uma matéria própria dos poderes legislativos, nas três esferas da federação brasileira. No âmbito do município, está prevista na Lei Orgânica Municipal. A pessoa que recebe o título de Cidadão Honorário passa a ser um conterrâneo, mesmo que não tenha nascido no município, que lhe concede tal homenagem.

Fonte: CMA