CAPS Infantil completa um mês com 681 atendimentos

O CAPS Infantil atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) Dr. Walter Buzalaf, em Arapongas, completa nesta segunda-feira, 13, seu primeiro mês de funcionamento. Inaugurado em dezembro de 2024, o CAPS-I foi a última obra entregue na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre. O atual prefeito de Arapongas, Rafael Cita, destaca a importância do serviço: “O CAPS Infantil é uma grande obra, que soma ao serviço público em saúde. É um divisor de águas no tratamento psicossocial de crianças e adolescentes”.

Desde sua abertura, o “Capizinho” – apelido carinhoso dado ao espaço – tem ampliado o atendimento especializado na saúde mental de crianças e adolescentes, atendendo desde a primeira infância até os 17 anos. Em apenas um mês de funcionamento, o CAPS-I já realizou 681 atendimentos. De acordo com o enfermeiro e coordenador da unidade, Maicon Depieri, a atuação do novo centro tem superado as expectativas. “Antes as crianças e adolescentes eram atendidos no CAPS II. Agora, com um espaço amplo e totalmente dedicado a eles, conseguimos fornecer um serviço muito mais focado. Trabalhar bem emocionalmente com as nossas crianças e adolescentes é uma excelente estratégia para a formação de adultos mais organizados e ajustados com seus diferentes diagnósticos”, explica Depieri.

O CAPS-I tem se destacado pelo acolhimento humanizado, e histórias como a de Pâmela Ribeiro, mãe de Benício, um menino com autismo grau 1, são um reflexo da mudança positiva proporcionada pela unidade. Pâmela, que levou seu filho ao local na semana passada, ressalta a boa estrutura e o atendimento diferenciado. “Vemos aqui uma boa estrutura e com equipe reforçada. Assim, daremos continuidade no tratamento adequado a ele. Todo mundo é gentil aqui. Queremos muito que as nossas crianças se desenvolvam com qualidade e todo suporte disponível”, afirmou.

Com uma equipe composta atualmente por 12 profissionais, incluindo psiquiatras, psicólogos, assistente social e enfermeiros, o CAPS Infantil de Arapongas contará com novos membros a partir de fevereiro, como psicopedagoga e fonoaudióloga. Além disso, o centro vai adotar ações integradas com as Secretarias Municipais de Esporte e Cultura, além de envolver voluntários para a implantação de grupos terapêuticos por meio de oficinas semanais. Maicon Depieri destaca que essas iniciativas visam atender as necessidades dos pacientes de maneira completa. “Queremos ir ao encontro daquilo que de fato nossos pacientes precisam. Atendendo a cada um na sua integralidade, mas respeitando as peculiaridades num ambiente de acolhimento ao paciente e à família”, acrescentou.

O CAPS Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h, e está localizado na Rua Japu, s/n, atrás do Detran, no Jardim Lorena. A criação deste centro é um passo importante para o fortalecimento da saúde mental infantil no município, proporcionando cuidados específicos e de qualidade para o público jovem.

Fonte: PMA