Cisvir beneficiará 400 mil pessoas com Ambulatório Médico de Especialidades
18 municípios da 16ª Regional de Saúde serão beneficiados com investimento de 14.8 milhões de reais
O prefeito de Arapongas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), Rafael Cita, se reuniu nesta quinta-feira, 9, com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e prefeitos dos municípios que fazem parte do consórcio. Durante o encontro, foi assinada a autorização para o início da licitação no valor de R$ 14,8 milhões para a ampliação do Cisvir, situado em Apucarana. A transformação do consórcio em um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é um passo significativo para a melhoria da saúde pública da região.
O prefeito Rafael Cita destacou a importância desse investimento e enfatizou outras iniciativas planejadas em parceria com o governo estadual e os municípios conveniados. “É um consórcio muito importante para a região. Grandes feitos que já foram colocados em prática e agora mais esse importante volume de investimento que vai contribuir diretamente na saúde pública de todos os municípios integrados ao Cisvir”, afirmou Cita. Além disso, ele e o secretário Beto Preto discutiram novos projetos de saúde para Arapongas, incluindo a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras melhorias, como a construção de uma nova UBS na região do Bem Viver. Cita também mencionou um projeto para a criação de um Pronto Atendimento 18 Horas híbrido, que integrará serviços de saúde básica, urgência e emergência, atualmente em fase de estudo.
O secretário Beto Preto reforçou o compromisso do governo estadual com a saúde pública, destacando os investimentos em regionalização para oferecer um atendimento mais rápido e qualificado. “O Governo Ratinho Junior segue investindo na regionalização da saúde para garantir que a população tenha acesso mais rápido e qualificado ao atendimento. Essa transformação do Cisvir em AME reforça nosso compromisso de cuidar das pessoas, descentralizando serviços e trazendo mais eficiência ao sistema de saúde”, afirmou Beto Preto.
Com a ampliação, o Ambulatório Médico de Especialidades contará com 1,3 mil metros quadrados adicionais, totalizando quase 3,3 mil metros quadrados de área construída. A nova estrutura incluirá um Centro Cirúrgico com duas salas para cirurgias eletivas, uma enfermaria com nove leitos e 11 consultórios gerais, além de dois consultórios oftalmológicos. A expectativa é de que, com essa ampliação, o AME atenda cerca de 400 mil pessoas de 18 municípios da 16ª Regional de Saúde. As cidades atendidas pelo novo AME serão Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.
O encontro também contou com a presença da vice-prefeita de Arapongas, Édina Kummel, secretários municipais e o deputado estadual Pedro Bazana, que acompanharam os anúncios e discutiram as próximas etapas da implementação do AME e outros projetos de saúde na região.
Fonte: PMA