Conjunto Palmares e Alto da Boa Vista terão iluminação de Led

Prefeitura de Arapongas vai modernizar Conjunto Palmares e Alto da Boa Vista com iluminação de Led. O investimento chega a R$ 1,5 milhão em recursos próprios.

A Prefeitura de Arapongas anunciou, nesta sexta-feira (10), a substituição das antigas luminárias dos Conjuntos Palmares e Alto da Boa Vista, na Zona Sul da cidade, por modelos de iluminação LED. O investimento, que totaliza R$ 1,5 milhão em recursos próprios, está previsto para começar na segunda quinzena de fevereiro. “As melhorias serão muito significativas. Além de trazer soluções sustentáveis, inovadoras e economia, a nova iluminação de LED vai trazer também mais segurança para os moradores da região”, afirmou o prefeito Rafael Cita.

A substituição das luminárias faz parte de um projeto maior de modernização da iluminação pública de Arapongas, que já foi iniciado na gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre. “A proposta é que o LED chegue em toda a cidade. Nesta primeira etapa, vamos alcançar totalmente o Palmares e Alto da Boa Vista. Seguindo no rumo do bom desenvolvimento da nossa cidade, que vem se destacando em matéria de iluminação pública desde a gestão Sérgio Onofre”, explicou Cita. Ao todo, mais de 729 luminárias serão trocadas, o que representa 52% dos pontos de iluminação da cidade. Atualmente, Arapongas possui 20.131 pontos de iluminação pública.

Além dos benefícios ambientais e de redução de custos, a nova tecnologia LED oferece maior eficiência e durabilidade, impactando diretamente na segurança pública, ao proporcionar um ambiente mais bem iluminado nas vias públicas. Essa mudança está alinhada com o compromisso da administração municipal em melhorar a infraestrutura urbana e a qualidade de vida dos cidadãos. A iluminação de LED, que consome menos energia e exige menos manutenção, também se destaca por ser uma solução mais sustentável, colaborando para a redução da pegada de carbono da cidade.

A Prefeitura de Arapongas também está avançando com a implementação de um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar toda a iluminação pública da cidade. Em fase final, o projeto inclui a instalação de uma Usina Fotovoltaica, o que vai gerar economia de energia nos prédios públicos municipais. Essa iniciativa visa otimizar ainda mais os recursos públicos e garantir uma gestão mais eficiente e sustentável da infraestrutura urbana.

Fonte: PMA