Curso sobre Revelação Espontânea reúne profissionais no enfrentamento de violência contra crianças e adolescentes

Dando continuidade em ações estratégicas, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nos últimos dias 27 e 28 de julho, capacitações envolvendo o tema: “Revelação Espontânea – O que é e como proceder quando recebermos uma?”  ”. A revelação Espontânea que se configura na situação em que a criança ou adolescente relata espontaneamente a um profissional ou agente institucional que foi ou está sendo vítima de violência (podendo ser qualquer forma de violência: física, psicológica, sexual e/ou institucional), ou que presenciou algum ato de violência. As atividades foram ministradas pelo Psicólogo da Defensoria Pública de Londrina, Fábio Eiji Sato. O primeiro encontro reuniu professores da Rede Pública de Ensino Municipal e Estadual, Secretaria de Cultura e psicólogos da rede privada. Já no segundo dia, as ações foram voltadas para os funcionários da Secretaria de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Trânsito, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Vara da Infância e Juventude E Ministério Público. Ao todo, 160 profissionais participaram das capacitações.

Para a secretária da Semas, Terezinha Canassa, todas as ações são favoráveis para uma melhor atuação sobre os direitos das crianças e adolescentes do município. “Temos uma ampla rede que atua com as nossas crianças e jovens, mas é sempre importante nos aprimorarmos e estarmos preparados para este serviço. Ações integradas pensando no público-alvo”, salientou.

Denúncias

Em caso de violência contra crianças e adolescentes, ligue: 100 ou 3902-1159/ 43 98806-0832 (Conselho Tutelar de Arapongas).

Fonte: Prefeitura de Arapongas