Dengue: Arapongas registra 34 casos confirmados

Controle de Endemias reforça para ações de combate e prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, por meio do Controle de Endemias, divulgou o boletim epidemiológico semanal – de nº 19, com dados atualizados sobre a situação da dengue no município. De acordo com o boletim, Arapongas registra 34 casos confirmados de dengue, sendo 24 adquiridos dentro do município e 10 importados. Além disso, há 11 casos em investigação e 472 resultados negativos, sem registros de óbitos. O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, destacou que o período entre janeiro e maio tende a registrar aumento na concentração de casos. “É importante que todos se mantenham vigilantes e agindo efetivamente para a eliminação de qualquer foco de doença. Além dos nossos agentes, contamos com a colaboração da população”, afirmou.

O boletim também reforça a importância da prevenção para o controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Entre as orientações, destaca-se a necessidade de eliminar qualquer foco de água parada, onde o mosquito se reproduz. Recomenda-se, por exemplo, lavar bem as caixas d’água, poços, cisternas e tambores, além de manter os pratos de vasos de plantas livres de água acumulada. “Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana”, orienta o boletim, que também enfatiza a limpeza de bebedouros de animais e a manutenção de calhas e lajes das casas.

Além dessas medidas, o Controle de Endemias orienta a população a não acumular utensílios ou objetos que possam juntar água, como tampinhas de garrafa, latinhas ou garrafas vazias. Pneus velhos, por exemplo, devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em locais cobertos. A recomendação também inclui a limpeza regular de piscinas, a manutenção da água tratada com cloro e a eliminação de água acumulada na bandeja externa da geladeira. O cuidado com a limpeza do quintal e a correta destinação de lixo são outras ações fundamentais no combate ao mosquito transmissor da doença.

Além disso, a população é incentivada a permitir o acesso dos agentes de controle de zoonoses às residências e estabelecimentos comerciais, para que as ações de combate à dengue sejam realizadas adequadamente. Para contribuir com a fiscalização, a Secretaria de Saúde de Arapongas também solicita que situações de descarte irregular de lixo, que possam criar focos de proliferação do mosquito, sejam denunciadas. “Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079”, orienta o comunicado, reforçando a importância da colaboração de todos no enfrentamento da doença.

O combate à dengue requer um esforço conjunto entre autoridades e população. A atuação eficaz dos agentes de saúde e o engajamento da comunidade são essenciais para a eliminação dos focos do mosquito e a prevenção de novos casos. A conscientização e a adoção de medidas simples e eficazes de prevenção podem evitar a propagação da doença e garantir a saúde da população. Nesse sentido, as autoridades reforçam que a participação ativa de todos é fundamental para o controle da epidemia.

Fonte: PMA