DER-PR homologa resultado final da licitação do viaduto da PUC, em Londrina

Novo consórcio executor vai analisar os estudos e projetos elaborados anteriormente para executar a obra. Investimento é de R$ 31 milhões. A expectativa do DER/PR é que os serviços inicias da obra comecem ainda este ano.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado final da licitação para executar o novo viaduto na BR-369, em Londrina, na região Norte, empreitada conhecida como Viaduto da PUC.

Agora estão em andamento os trâmites internos para a assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço, que devem acontecer nos próximos dias, estabelecendo o início do prazo contratual.

O Consórcio 369 Londrina, composto pelas empresas Contersolo Construtora de Obras Ltda., Dreno Construções Ltda. e LL Zocco Projetos SS Ltda, será o novo executor do Viaduto da PUC, pelo preço negociado de R$ 31.069.120,00.

Como o consórcio anterior elaborou estudos, projeto básico e projeto executivo de engenharia antes da rescisão contratual, estes serviços foram retirados do contrato novo, reduzindo o valor em R$ 530.880,00. O Consórcio 369 Londrina será responsável pela revisão destes documentos, que serão entregues pelo DER/PR após a contratação.

O prazo contratual será de 450 dias, prevendo 360 dias para execução da obra em si, e 90 dias caso haja necessidade de alterações ou complementações aos estudos e projetos da obra. O Viaduto da PUC foi licitado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração de projetos e execução da obra em um mesmo contrato.

A expectativa do DER/PR é que os serviços inicias da obra comecem neste semestre.

VIADUTO – A obra prevê uma ligação por interseção em desnível entre a Avenida Jockey Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da BR-369.

Será elevada a rodovia federal e executada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.

Fonte: AEN