Encontro macrorregional reúne mais de 100 gestores de Assistência Social em Londrina
Iniciativa é promovida pela Sejuf e conta com a presença de profissionais de 33 municípios que compõem as macrorregiões de Londrina e Apucarana
Nesta quinta-feira (22), 110 gestores e técnicos das Secretarias de Assistência Social de 33 municípios que compõem as macrorregiões de Londrina e Apucarana participam de mais um “Encontro Descentralizado – A Política de Assistência Social e a Rede de Atendimento nos Municípios do Paraná”. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (Sejuf) e acontece no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), em Londrina.
O objetivo é de aproximar a Sejuf dos gestores, técnicos e equipes das secretarias municipais da Assistência Social, visando a troca de experiências e o repasse de orientações e informações, por exemplo sobre os programas e projetos do Governo do Estado, incluindo os de financiamento e cofinanciamento. Nos últimos dois meses, outras edições do encontro foram realizadas em diversas regiões do Paraná, com o mesmo objetivo, e a previsão é que a iniciativa acontece até o final do ano.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, esteve no evento, representando o prefeito Marcelo Belinati, e destacou o papel importante que a Assistência Social presta nos municípios. Ele também lembrou que recentemente a Prefeitura de Londrina disponibilizou mais 2 mil novas vagas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), passando de 3.600 para 5.600. “Nós, do executivo, nos preocupamos muito com esta área e estes encontros são muito ricos para a troca de informações”, apontou.
De acordo com o diretor-geral da Sejuf, Márcio Juliano Marcolino, os encontros aproximam o Estado dos municípios, já que as ações acontecem nas cidades. “A Assistência Social é uma área muito importante e não adianta ter uma equipe ótima em Curitiba e grandes programas se isso não chegar até a ponta. É uma meta do nosso governo, fortalecer os escritórios regionais, para que possamos dialogar com mais proximidade”, disse.
A chefe do escritório regional da Sejuf de Londrina, Michele Contato Martins, detalhou que a intenção da secretaria é se aproximar, cada vez mais, dos municípios em relação as demandas da Assistência Social, com os projetos e recursos que o governo estadual tem liberado para essa política aos municípios. “Além desta aproximação, estes encontros possibilitam que os recursos realmente sejam executados, porque os municípios muitas vezes têm dúvidas sobre como executá-los, como fazer o uso adequado, então os profissionais da Sejuf sanam estas dúvidas nestas reuniões”, relatou.
A coordenadora dos Encontros Descentralizados, Deise Tokano, contou que os técnicos da Sejuf, de Curitiba, vão explanar sobre os programas e ações do governo do Estado junto à secretaria e, principalmente, sobre a execução dos recursos financeiros repassados aos municípios. “É comum os gestores terem dúvidas sobre o repasse deste recurso e a respeito do plano de aplicação, então organizamos estes encontros para facilitar esse acesso”, informou.
A secretária municipal de Assistência Social de Londrina, Jacqueline Marçal Micali, enfatizou que, neste momento em que a Assistência Social é tão demanda, após a pandemia, é essencial avaliar as ações que estão sendo feitas e também planejar as futuras. Segundo ela, a assistência social não se resolve do dia para a noite e possui ações de curto, médio e longo prazo, dentro de um planejamento que envolve o município e o Estado, para atender as vulnerabilidades. “A Secretaria de Assistência Social, independente do porte do município, é a que possui maior carteira de serviços e muitas vezes a população não sabe disso, delega à assistência aquilo que não é dela, então capacitar quem está na linha de frente é essencial, até para poder dar as respostas que lhe cabem à população”, destacou.
A chefe do escritório regional da Sejuf de Apucarana, Marcia Souza, cumprimentou os municípios que compõem as macrorregiões e as autoridades presentes, e concordou que os encontros são muito importantes para sanar as dúvidas dos municípios e aproximá-los do Estado. Na abertura, também estiveram presentes, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, e a vereadora Professora Flávia Cabral.
Fonte: Blog de Londrina