Estado discute panorama da dengue no Paraná com os municípios

Reunião entre o secretário de Estado César Neves e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) aconteceu nesta quarta-feira. Na próxima semana, uma equipe da Sesa deve solicitar ao Ministério da Saúde suplementação de insumos para combate à doença.

O panorama da dengue no Paraná e as ações de combate à doença foram discutidos nesta quarta-feira (13) em reunião entre o secretário de Estado da Saúde, César Neves, e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

“Essa parceria é importante nesse momento, principalmente no que tange à dengue. Iremos ao Ministério da Saúde, já vislumbrando o cenário epidêmico, pedir uma suplementação de insumos farmacêuticos para o enfrentamento da doença, principalmente o soro fisiológico”, disse o secretário.

  • Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados na compra de pescados para a Semana Santa

No boletim epidemiológico da dengue desta semana foram confirmados três novos óbitos, totalizando cinco mortes pela doença no atual período sazonal da doença, iniciado em 1º de agosto do ano passado e que segue até julho de 2022. O Estado tem 16.560 casos confirmados e 65.040 notificações, em 360 municípios. Há, ainda, 19.051 casos em investigação.

Outro tema do encontro foi o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a secretário, a Sesa enviará uma comitiva para Brasília na próxima semana para articulação com o governo federal sobre a manutenção e custeio das equipes do Samu. Este ano o Paraná atingiu 100% de cobertura do serviço, que é referência nacional em atendimentos.

  • Hemepar convoca doadores para manter estoque no feriado prolongado da Semana Santa

PRESENÇAS – Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda, e os secretários municipais de Saúde e representantes do diretório executivo do Cosems: o presidente Ivoliciano Leonarchik (Mangueirinha); o 1º diretor financeiro, Sérgio Henrique dos Santos (Campo Mourão); o 2º vice-presidente, Odileno Garcia Toledo (Antonina); a 2ª diretora financeira, Gislaine Galvão Inácio (Santo Antônio da Platina); o 1º e o 2º diretores de Relações Institucionais e Parlamentares, Jonas Welter (Capanema) e Roberto Amatuzzi Franco (Imbaú); o 1º diretor da Macrorregião Oeste, Marcos Rigolon (Guaíra), e do conselho fiscal, Wanderson de Oliveira (Bandeirantes).

 

Fonte: AEN