Evento no Hemonúcleo homenageia captadores de sangue

Um encontro entre os captadores de sangue reuniu nesta semana profissionais de vários municípios da região que estão sob área de abrangência do Hemonúcleo de Apucarana. Durante o evento, que contou com a presença da chefe do Hemonúcleo, Juliana Gab Petchak Luciano, os captadores receberam um certificado por ajudar a salvar muitas vidas ao longo do ano, realizando um trabalho de importância estratégica na captação de doadores. Por Arapongas, participaram a diretora da Saúde, Sandra Onofre, Camila Ribeiro, representando o Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam), e Isabela Rubin Teixeira, que atua como captadora.

“O encontro foi muito importante no sentido de evidenciar o trabalho realizado por esses profissionais para que o Hemonúcleo de Apucarana atendesse aos serviços de transfusão de sangue vinculados à 16ª. Regional de Saúde. Realmente, é um trabalho que ajuda a salvar inúmeras vidas e que precisa ser reconhecido e valorizado por toda a sociedade”, afirma Sandra Onofre.

Segundo ela, ao todo, ao longo de 2023, mais de 13 mil bolsas foram coletadas em toda a Regional, o que dá uma ideia do amplo trabalho realizado. Em Arapongas, a coleta de sangue é realizada duas vezes por mês: uma na Unopar e outra no Laboratório localizado ao lado da UPA.

Fonte: PMA