Farmácia Especializada Municipal amplia horário de atendimento a partir de 1º de fevereiro

População será atendida das 07h às 18h – sem pausa.

A Farmácia Municipal Especializada, localizada na Rua Marabu, nº 656, em Arapongas, passará a atender a população das 07h às 18h, sem pausa, a partir do dia 1º de fevereiro. A medida foi anunciada pelo prefeito Rafael Cita, acompanhado pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, nesta terça-feira, 14. A ampliação do horário tem como objetivo facilitar o acesso da população aos medicamentos especializados, especialmente para aqueles que necessitam de produtos enviados pela 16ª Regional de Saúde.

“Melhoria de acesso à serviços em saúde pública para a população, sobretudo para os pacientes que necessitam de medicamentos especiais que vêm da 16ª Regional de Saúde,” destacou o prefeito Cita durante o anúncio. O secretário Carlos Eduardo Arruda reforçou o compromisso da administração em oferecer serviços de saúde de qualidade. “Algo que vem para melhor atender a comunidade de Arapongas. São decisões efetivas e que potencializam os serviços em atendimento à demanda,” afirmou.

Inaugurada em novembro de 2018, a Farmácia Especializada Municipal oferece à população acesso a medicamentos de alto custo, com componentes especializados, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos medicamentos é feita pelo município, que exige a apresentação de documentos específicos para garantir o recebimento.

Antes da criação da farmácia, os pacientes ou seus familiares precisavam se deslocar até Apucarana, sede da 16ª Regional de Saúde, para retirar os medicamentos. Com a instalação da Farmácia Especializada em Arapongas, o acesso foi significativamente facilitado, promovendo mais comodidade e contribuindo para a melhoria da saúde dos moradores.

Além da ampliação do horário, a mudança também visa otimizar a distribuição dos medicamentos, atendendo a crescente demanda da população. O novo horário permitirá maior flexibilidade para os usuários, evitando aglomerações e oferecendo mais tempo para a retirada dos medicamentos essenciais. Isso é especialmente importante para os pacientes com doenças crônicas que necessitam de tratamentos contínuos e específicos.

A iniciativa também reflete o compromisso da gestão municipal em aprimorar os serviços públicos, destacando a importância de políticas de saúde que atendem de forma efetiva as necessidades da população, principalmente em tempos de desafios no acesso a tratamentos especializados.

Fonte: