Festival Internacional de Inovação de Londrina – Fiil vai até domingo (8)

1ª edição do evento, realizada no Parque Ney Braga, conta com 60 palestrantes

Com uma programação que conta com 60 palestrantes, foi aberto nesta quinta-feira (5), no Parque Ney Braga, o 1º Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fiil). O evento é uma realização do Estação 43 (ecossistema de inovação da cidade), da Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic) e do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec+).

De forma paralela à programação, foi realizada na quinta-feira a VII Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Londrina, iniciativa do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e da Prefeitura, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

“Hoje, damos um passo significativo para o futuro, mostrando o que é possível quando trabalhamos em conjunto”, disse o presidente do Estação 43, Lúcio Kamiji, em seu discurso de abertura do FIIL. Ele enumerou as 12 governanças que compõem o ecossistema de inovação de Londrina e contou que o festival se estrutura em quatro pilares: conteúdo; pesquisa e responsabilidade social; experiências; e negócios.

Kamiji acredita não ser coincidência que a primeira edição do festival aconteça dias antes de a cidade completar seus 90 anos, na próxima terça-feira (10). “Realizamos este festival próximo à data do aniversário de Londrina. Essa escolha é um tributo à nossa cidade, celebrando sua história e projetando seu futuro.”

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Belinati declarou que o ecossistema de inovação é um diferencial para a cidade. “Hoje, Londrina é um polo de inovação reconhecido no Brasil e no mundo.”

Marcelo lembrou que, em 2017, quando assumiu a Prefeitura, a comunicação oficial entre as secretarias ainda era feita por meio de cartas enviadas pelos Correios. E afirmou que, hoje, o Município conta com sistema interligado e os documentos são despachados de forma totalmente digital. “Nós sempre investimos e procuramos trabalhar junto com esse segmento de inovação e tecnologia.”

Já o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, ressaltou o apoio dado à primeira edição do evento e garantiu que não faltará verba para a segunda, já em 2025. “Esperamos que até o próximo FIIL nós já possamos anunciar qual será o grande marco de inovação para a gente entregar em 2034, quando Londrina vai completar 100 anos.”

O FIIL 2024 será realizado até domingo (8) no Parque Ney Braga. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

Fonte: Blog Londrina