Frente médica vai levar Boca Aberta à Comissão de Ética em Brasília
Fonte: Folha de Londrina
Por: Luis Fernando Wiltemburg – Grupo Folha
A Frente Parlamentar de Medicina decidiu entrar com representação no Conselho de Ética da Câmara Federal contra o deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros-PR), em uma reação a um vídeo em que o paranaense entra em um hospital de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) e expõe um médico em um momento de descanso.
A ação do deputado paranaense, que flagrou um médico que dormia durante o plantão, na madrugada de um sábado para domingo, no Hospital São Camilo, foi gravada por sua equipe e viralizou. A ação já foi alvo de moção de repúdio por parte do Sindmed (Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná).
O comportamento do parlamentar acabou virando assunto na Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara Federal – da qual Boca Aberta é membro titular. O deputado londrinense não compareceu em Brasília nesta semana para se tratar do soco que levou do vereador Amauri Cardoso (PSDB), no sábado (23).
Na reunião, o deputado federal Hiran Gonçalves (PP-RR), suplente na mesma comissão, pediu providências contra o comportamento do colega paranaense, considerado inadequado . “Eu fiquei mais assustado ainda que esse colega é membro da [comissão de] seguridade social.
Esse vídeo viralizou no Brasil todo. É um vídeo em que ele se comporta, a meu juízo, de forma absolutamente inadequada para um cidadão e mais inadequada ainda para um deputado federal dessa Casa. Aqui, devemos prezar por uma coisa que é nosso maior patrimônio, que é o decoro parlamentar. Ali, a meu juízo, faltou decoro”, avalia.
Em suas redes sociais, após a primeira reunião da Frente Parlamentar de Medicina, Hiran Gonçalves – que preside a frente – gravou um vídeo em que anuncia a decisão do grupo em representar contra Boca Aberta.
“Nós deliberamos que vamos representar no Conselho de Ética em relação ao comportamento inadequado daquele deputado do Pros do Paraná, autodenominado Boca Aberta”, diz Gonçalves. “Vamos chamar à responsabilidade esse deputado e, se Deus quiser, ele será punido exemplarmente aqui no nosso Conselho de Ética”, afirma.
Boca Aberta se disse “surpreso” com a decisão da Frente Parlamentar de Medicina e questionou a ausência dos representantes em episódios como a prisão de um profissional da rede pública de saúde em Guaratuba que questionou a falta de pagamentos durante o cumprimento de plantão e na prisão do “doutor Bumbum”, que provocou a morte de mulheres ao fazer procedimentos estéticos.
Ele defendeu a blitz que fez no Hospital São Camilo – que, apesar de ser particular, recebe R$ 200 mil de repasses do SUS em convênios – foi uma ação de rotina e que “as imagens são claras”. Também citou artigos da Constituição Federal e do código de ética da medicina que versam sobre o descanso dos profissionais da categoria. “Médico só descansa em plantão quando tem dois e um fica pronto para o atendimento”, diz.
Por fim, o deputado disse que quebra de decoro comete a frente parlamentar, “que não investiga maus médicos, que ‘picam o cartão’, usam dedo de silicone e vão dar plantão particular, deixando o público do SUS à espera”.
Fonte: Folha de Londrina
Por: Luis Fernando Wiltemburg – Grupo Folha
Foto: internet