Governo do Estado investe R$ 2,1 milhões em equipamentos de informática da UEL
O Governo do Estado liberou nesta sexta-feira (20) recursos da ordem de R$ 2,1 milhões para a modernização dos laboratórios de informática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Norte do Estado. O investimento será destinado para aquisição de 290 computadores e monitores com configurações avançadas e componentes com alta capacidade de desempenho de memória e processamento. O objetivo é ampliar o acesso de estudantes de graduação e pós-graduação aos recursos tecnológicos, para fortalecer a formação acadêmica nas diferentes áreas do conhecimento.
Idealizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), em parceria com a Assessoria de Tecnologia da Informação da Reitoria da UEL, o projeto consiste em uma ação institucional para a modernização da rede de laboratórios de informática para atividades acadêmicas, que integra 28 espaços no câmpus universitário. A expectativa é favorecer centenas de atividades de ensino, pesquisa e extensão com redução de custos de manutenção e utilização de softwares adequados.
A renovação dos equipamentos vai impactar de forma direta os mais de 17 mil estudantes dos nove centros de estudos da UEL, atendendo demandas por computadores mais modernos com capacidade de instalação de softwares específicos e licenciados para as disciplinas.
Entre os principais cursos beneficiados estão: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Arquivologia; Biologia; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Design Gráfico; Geografia; Medicina; Serviço Social; Zootecnia; além das engenharias.
Os recursos financeiros são oriundos do Fundo Paraná de fomento cientifico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Como contrapartida, a UEL irá disponibilizar os espaços físicos, mobiliários e demais serviços para os laboratórios, como segurança, limpeza e instalações elétrica e de softwares.
Para o diretor de Planejamento e Integração Acadêmica da Proplan, Sérgio Henrique Gerelus, responsável pela coordenação do projeto, a atualização dos equipamentos de informática está associada ao desenvolvimento profissional dos universitários.
“A estruturação dessa rede de laboratórios com os equipamentos mais modernos vai permitir um avanço significativo para a UEL, tendo em vista que a formação hoje exigida pela indústria, pelo setor de serviços e comércio, demanda ferramentas, softwares e aplicativos com rápido processamento de dados, e que gerem soluções em inteligência artificial, em robótica, em tratamento de dados e em armazenamento em nuvem”, afirmou.
O coordenador do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, reforçou o compromisso governamental com modernização da formação profissional das universidades estaduais.
“O governo está compromissado com o desenvolvimento profissional dos estudantes das instituições estaduais de ensino superior, a exemplo de investimentos públicos para a aquisição de equipamentos de alta capacidade e a melhoria das condições de aprendizagem, gerando um efeito positivo na formação e na qualidade dos trabalhos acadêmicos e das pesquisas científicas”, afirmou.
Além de atividades pedagógicas desenvolvidas nos cursos de graduação e programas de pós-graduação, a UEL desenvolve também ações de extensão com a utilização de laboratórios de informática para atender aproximadamente 10 mil cidadãos de Londrina e região.
Fonte: AEN – PR