Guarda Municipal de Arapongas resumo de 2024

Guarda Municipal de Arapongas realizou mais de 11,7 mil atendimentos em 2024
Ações em segurança serão fortalecidas em 2025.

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), apresentou um levantamento das atividades realizadas pela Guarda Municipal de Arapongas (GMA) em 2024. De acordo com os dados, a GMA realizou 11.741 atendimentos, com um efetivo atual de 90 agentes. O secretário de Segurança, Paulo Argati, destacou o desempenho da instituição, afirmando que os números refletem “resultados satisfatórios no quesito produtividade, frutos de um trabalho integrado entre as Forças de Segurança, a integração tecnológica e os investimentos municipais”.

Entre as ocorrências registradas, destacam-se 118 relacionadas a crimes com drogas ilícitas, seis armas apreendidas, 36 veículos recuperados, além de 68 mandados de prisão cumpridos. A Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Escolar realizaram 1.481 e 1.454 atendimentos, respectivamente. A GMA também foi responsável por 2.120 atendimentos relacionados à área ambiental. No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos 21 kg de maconha, 924 gramas de cocaína e 634 gramas de crack.

A Secretaria de Segurança também divulgou suas ações para 2025, com destaque para o lançamento do novo Plano Municipal de Segurança, agendado para o dia 31 de janeiro. O secretário Paulo Argati explicou que o plano visa ampliar os serviços integrados de segurança, com base em estratégias adotadas desde 2017, e que já demonstraram bons resultados. “Vamos fortalecer aspectos importantes para garantir que Arapongas continue sendo referência em segurança”, afirmou Argati.

Além do fortalecimento das ações de segurança, a gestão municipal tem investido em tecnologia e infraestrutura para aprimorar o trabalho da Guarda Municipal e das outras forças de segurança. A expectativa é que, com o novo plano, seja possível ampliar a rede de monitoramento, integrando câmeras de segurança com outras ferramentas digitais para o aumento da eficácia nas operações. A parceria entre as diversas entidades de segurança, incluindo a Polícia Militar e a Polícia Civil, também será um ponto central no desenvolvimento das estratégias para o próximo ano.

A Prefeitura ainda projeta aumentar o número de agentes em áreas mais sensíveis da cidade, como nas regiões periféricas e em locais com maior fluxo de pessoas, como escolas e estabelecimentos comerciais. A medida visa proporcionar uma sensação maior de segurança à população e combater de forma mais eficaz o aumento da criminalidade em algumas zonas.

Fonte: PMA