Guardas Municipais participam de formação de agentes de trânsito da CMTU
Com 22 inscritos, formação terá 200 horas de aulas; intuito é formar os GMs para ajudar na fiscalização, operação e no policiamento do trânsito
Nesta segunda-feira (28), às 14h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) realizam, no auditório da Prefeitura de Londrina, a cerimônia de abertura do novo curso de formação de agentes de trânsito para guardas municipais. O objetivo da capacitação, que tem carga horária de 200 horas e está dividida em nove módulos, é preparar os participantes para as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo ou patrulhamento de trânsito.
Prevista para ser concluída no dia 12 de maio, essa edição será desenvolvida de maneira semipresencial, com aulas on-line ministradas pela plataforma da Escola de Governo do Município, mais treinamentos no Tiro de Guerra e estágio nas ruas da cidade. Os conteúdos serão aplicados por servidores da Diretoria de Trânsito da CMTU, além de representantes de órgãos convidados, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Durante a formação remota, viabilizada pela portaria 150 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os 22 guardas municipais inscritos terão acesso a apostilas, videoaulas e materiais complementares sobre ética e cidadania; psicologia aplicada; língua portuguesa; o papel educativo do agente; legislação, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito.
Já o treinamento presencial abordará o manual brasileiro de fiscalização; a utilização do talonário eletrônico; práticas de fiscalização; técnicas de abordagem e operação.
Na avaliação do diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, a Guarda Municipal (GM) tem desempenhado excelente trabalho nas ações de monitoramento e fiscalização do tráfego. Ele conta que, desde que a primeira turma foi formada, os guardas têm dado apoio a blitze, controlado o fluxo em casos de semáforos inativos, sinalizado locais de risco, auxiliado em acidentes, entre outras tarefas. “Trata-se de uma complementação das nossas atividades, algo que contribui para a segurança viária e para a criação de motoristas mais conscientes”, afirmou.
Segundo o secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, a experiência da GM nas funções de trânsito tem sido bem sucedida. Ele explica que, como os guardas já habilitados para o ofício, são distribuídos em quatro turnos de trabalho, a atuação fica pulverizada. “Devido a esse fator, decidimos formar a nova turma, de modo a melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Temos tido respostas positivas da sociedade, que elogia principalmente o patrulhamento contra a poluição sonora e o estacionamento irregular”, ressaltou.
Nas duas primeiras vezes em que a CMTU e a GM firmaram parceria para formar novos agentes, em 2019 e 2020, 43 membros da corporação participaram. Além de servidores envolvidos na capacitação e dos novos participantes do curso, a solenidade de abertura contará com a presença do diretor de Trânsito da companhia, major Sergio Dalbem, e do secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos.
Fonte: Blog de Londrina