I Fórum: secretário destaca posição de Arapongas no ranking de alfabetização

O segundo dia do Fórum Municipal de Planejamento, nesta quinta-feira (27), começou com uma palestra do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira. Tendo como tema “Cidade Educação”, o secretário apresentou os últimos números do setor, destacando, por exemplo, que o Paraná saiu do sexto lugar em 2021 para o segundo em 2023 no ranking de alfabetização de crianças na rede pública, segundo levantamento do MEC. Ainda de acordo com o secretário, 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do segundo ano fundamental. No Paraná, 148 dos 399 municípios já alcançaram em 2023 a meta de alfabetização do MEC estabelecida para 2030. “A criança que não se alfabetiza tem uma venda nos olhos. É obrigação nossa, enquanto profissionais e gestores da área, mudar essa situação e transformar vidas”, destacou Roni Vieira.

Outro destaque apresentado pelo secretário diz respeito aos índices alcançados pelo município de Arapongas dentro desse indicador de criança alfabetizada (percentual de estudantes alfabetizados segundo o padrão nacional). Enquanto o Brasil atingiu percentual de 56% e o Paraná 73%, em Arapongas o percentual já é de 76%. “Ver que Arapongas já atingiu 76% de estudantes alfabetizados segundo o INEP é motivo de uma alegria que queremos compartilhar com a administração municipal e, de forma especial, com a equipe que atua na área da educação”, frisou Roni Vieira.

O secretário também destacou avanços importantes, já assegurados pelo governo estadual, como a reserva de 20% das vagas nas universidades estaduais para os estudantes da rede pública. “O Paraná é o estado que tem o maior número de universidades estaduais e é justo que pelo menos 20% das vagas fiquem com os estudantes que saem das escolas públicas, mediante prova de avaliação que será realizada no final de outubro e novembro”, argumentou Roni Vieira. Ele também tratou sobre vários outros assuntos, inclusive sobre o programa Parceiro da Escola, que tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas privadas. Segundo o secretário, as empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança, liberando diretores e professores para focarem exclusivamente no ensino e nos estudantes.

O prefeito Sérgio Onofre avaliou a participação de Roni Vieira no fórum como sendo uma das mais produtivas. “O Roni me conquistou com o conhecimento, a capacidade e, principalmente, a humildade dele. E hoje ele demonstrou, mais uma vez, que a educação do Paraná está em boas mãos”, disse Onofre. Rogério Trindade, secretário municipal de Planejamento, também considerou a participação de Roni Vieira como uma das mais marcantes do fórum. “Tanto o secretário quanto os mediadores trouxeram elementos importantíssimos para uma educação transformadora, sem a qual não se prepara a nossa juventude para os grandes desafios que estão chegando”, observou Trindade. Regina Demele representou a secretária municipal de Educação, Elisângela Cortez, que está em viagem.

 

Fonte: Prefeitura de Arapongas