No período epidemiológico, Arapongas registra 162 notificações e oito casos confirmados de dengue

Read Time:1 Minute, 51 Second

Equipes do Controle de Endemias – por meio da Secretaria Municipal de Saúde seguem com atenção total no combate e prevenção da dengue em Arapongas. De acordo com o último informe epidemiológico – do dia 26 de janeiro, o município registra o total de 162 notificações, sendo 110 com resultados negativos; 44 em investigação; e oito casos confirmados – do qual, um é autóctone (adquirido no próprio município) e sete casos importados.

LIRAa – O levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti aponta a marca de 1,8 em Arapongas, o que indica risco médio, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No Distrito Campinho esse índice é de 10,2 e Aricanduva 1,6. O atual período epidemiológico vai do início em agosto de 2020 e término no final de junho de 2021. “O combate à dengue segue sendo a nossa prioridade. Nossos agentes comunitários de endemias trabalham na fiscalização e orientações. Estamos em um período chuvoso, entre dias abafados, o que facilita a proliferação do mosquito. Por isso, a atenção tem que ser redobrada, e os cuidados devem ser intensificados”, afirma o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini. Ele reitera que as equipes realizam constantemente as vistorias de casa em casa e pontos estratégicos, com busca ativa, orientações e eliminação de focos. A participação de cada morador também é importante. “Não basta apenas o poder público fazer, nós como cidadãos temos que fazer a nossa parte. Tirando 10 minutos diários para uma verificação nos quintais, vasos de plantas, depósito de água da geladeira, pote de água do cachorro, ou seja, nesses lugares que acumulam água”, orienta Pardini.

PARANÁ – Conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde – SESA, o Paraná registra 1.946 casos confirmados. São 139 casos a mais que o informe anterior que apresentava 1.807 confirmações. Comparando o total de casos desta semana com o mesmo período do ano passado houve uma redução significativa. Em janeiro de 2020 a semana epidemiológica somava 7.618 confirmações, e nesta semana o Estado totaliza 1.946. O boletim semanal apresenta 14 municípios com casos de dengue com sinais de alarme e seis municípios com casos de dengue grave. São 23.043 notificações para a dengue abrangendo 329 municípios.

Fonte: Prefeitura de Arapongas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Atualização: Arapongas alcança 1.024 pessoas imunizadas contra a Covid-19
Next post Bolsonaro apela para que caminhoneiros não façam greve