Nova etapa do projeto Horta do Futuro é concluída

O projeto Horta do Futuro: Educação, Saúde e Tecnologia, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem se desenvolvendo de maneira positiva. Inicialmente desenvolvida pelos alunos e professores da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, da Vila Sampaio, e da Escola Municipal Professora Nereide de Souza Camargo, do Conjunto Centauro, as atividades têm o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas. Na última semana, os estudantes efetuaram um novo plantio. Dessa vez, na própria instituição de Ensino. “ Um aprendizado para a vida, onde testaram o primeiro protótipo de irrigação na horta. Para a escolha do protótipo foi lançado o desafio para os alunos, onde a família foi de muita importância participando da construção do processo de irrigação. Os alunos apresentaram seus protótipos para a escola, onde houve uma votação seguindo alguns critérios.  O aluno, João Victor – do 4° ano A foi o vencedor. A próxima etapa do projeto é realizar a montagem dessa irrigação com as peças do kit de robótica”, explicou a coordenadora de projetos, Rosangela Alvarenga Morassutti.

A diretora da Escola Municipal Nereide, Carla Tatiane Domingos, falou um pouco mais sobre a iniciativa. “ Em parceria com a Escola Getúlio Vargas, realizamos plantio de mudas e retirada de sementes de frutas e plantio de árvores frutíferas. Cada aluno trouxe sua fruta para retirar a semente. Depois, foi colocada para secar e, posteriormente aproveitada para o plantio. Também tem a maneira de regar a horta com a tecnologia envolvendo as aulas de Robótica. Foi construído um regador criativo com a tecnologia – em parceria com a família escolhido a melhor opção e colocado para funcionar”, salientou. A ação educativa contou com a presença da secretária de Educação, Cristiane Rossetti, do secretário de Meio Ambiente, Renan Manoel e do vereador, Márcio Nickenig.

SAIBA MAIS

Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia detalha outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores. Eduardo Carriça, agricultor e design gráfico de Sabáudia, faz a assessoria na implantação do projeto. Ele é o responsável pela Terra Planta – Sistemas Agroflorestais na Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia.

Fonte: Prefeitura de Arapongas