Paraná: 2ª via da identidade solicitada pela internet dobrou em 2019

No ano passado foram confeccionadas 142.340 carteiras de identidade no Paraná requeridas pela internet por meio do sistema de 2ª via rápida. O serviço evita que o cidadão saia de casa para solicitar o documento.

A Polícia Civil bateu no ano passado o recorde no número de carteiras de identidade emitidas pelo sistema de 2ª via rápida, com um total de 142.340 Registros Gerais. É mais que o dobro do volume confeccionado em 2018 através do mesmo sistema, no qual foram emitidos 70.613 documentos.

“O serviço da 2ª via rápida é muito prático para a população porque o cidadão não é precisa se deslocar até um posto do Instituto Identificação. Basta solicitar o documento pela internet”, destaca o diretor do órgão, Marcus Michelotto.

Além da praticidade para a população, o pedido online da 2ª via rápida traz melhorias aos postos de atendimento do Instituto de Identificação da PCPR porque reduz a demanda por agendamento e otimiza os serviços prestados ao cidadão, tornando o atendimento melhor e mais ágil.

O sistema implantado em 2017 foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).
QUEM TEM DIREITO – Para saber se pode requerer o RG pelo sistema de 2ª via rápida é necessário entrar no site da PCPR e clicar em ‘Serviços’, ‘Carteira de Identidade’ e escolher o serviço desejado (1ª ou 2ª via). Acesse http://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Agendamento-2a-da-Carteira-de-Identidade

Após inserir seus dados, o cidadão é informado se é possível obter a 2ª via do RG pelo sistema online. Caso possa, não é necessário inserir os dados novamente ou levar qualquer documentação. É preciso apenas ficar atento à data de retirada do documento no posto.

O sistema da 2ª via rápida pode ser utilizado por quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação da PCPR ou no Detran/PR. O documento é emitido com base nas informações já registradas no banco de dados do Estado – foto, assinatura e impressão digital.

MODERNIZAÇÃO – – A população tem a opção de cadastrar o número do celular ao solicitar a emissão do RG para receber uma mensagem confirmando que documento ficou pronto. Assim, é só ir até o posto escolhido e retirar a carteira de identidade mediante autenticação biométrica.

Fonte: AEN Pr