PF cumpre mandados de busca em SP em operação para apurar irregularidades na saúde do RJ durante pandemia
Sede de organização social investigada e casa de diretor em SP são alvos. IABAS foi contratado pela Prefeitura de São Paulo para gerenciar Hospital de Campanha do Anhembi. Instituto já gerenciava outras unidades de saúde do município.
A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca em São Paulo na manhã desta terça-feira (26). O alvo é a organização social de saúde IABAS, que tem sede na Zona Sul da capital paulista. As buscas ocorrem na sede da organização e na casa de um diretor.
Em nota, a direção do IABAS afirma que forneceu às autoridades todas as informações e documentos solicitados e está à disposição para quaisquer novos esclarecimentos. O texto diz ainda que “O objetivo do IABAS é promover o melhor atendimento às vítimas da COVID-19 e salvar vidas.”
A ação faz parte da Operação Placebo, que investiga desvios na Saúde do Rio de Janeiro para ações na pandemia de coronavírus. Ao todo, são 12 mandados de busca e apreensão – um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC).
Em São Paulo, o IABAS foi contratado pela Prefeitura de São Paulo para gerenciar Hospital de Campanha do Anhembi, na Zona Norte da cidade. O Instituto já gerenciava outras unidades de saúde do município.
Entretanto, os contratos com a Prefeitura de São Paulo não são investigados pela Polícia Federal.
A organização é suspeita de irregularidades também na capital paulista, mas é alvo de investigações administrativas do Tribunal de Contas do Município e da Controladoria da Prefeitura.
Desde que o hospital de campanha no Anhembi foi implantado, pacientes e familiares denunciaram problemas como falta de medicamentos, cobertores, exames e até itens de proteção individual.
Em 2017, a TV Globo mostrou os problemas enfrentados por pacientes em algumas UPAs e AMAS da cidade de São Paulo administradas pelo IABAS. A denúncia era de falta de materiais básicos e falta de manutenção nas unidades.
Fonte: G1 SP