Prefeito Rafael Cita apresenta secretária da nova pasta voltada à Mulher e à Pessoa com Deficiência
Carla Nascimento, pastora e psicóloga, assume a liderança da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (Semupe). A apresentação oficial aconteceu nesta quinta-feira (21), no gabinete da Prefeitura de Arapongas. A nova pasta é resultado de um compromisso de campanha e visa ampliar o apoio e a criação de políticas públicas para grupos historicamente menos assistidos.
O Prefeito de Arapongas, Rafael Cita, recebeu nesta quinta-feira (21) a equipe da recém-criada Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (Semupe). A titular da pasta, pastora e psicóloga Carla Rejeane Ferreira do Nascimento, foi apresentada oficialmente durante reunião no gabinete, acompanhada pelas servidoras que irão compor a equipe da secretaria.
Durante o encontro, o prefeito deu as boas-vindas às servidoras e destacou o papel da nova secretaria no fortalecimento das ações municipais. “A Prefeitura é uma só, o Município é um só. Não pode ter secretarias individualizadas e sei que vocês vão trabalhar em harmonia com as demais secretarias”, afirmou. Cita também reiterou seu apoio à equipe e reforçou o desejo de que a Semupe se fortaleça com o tempo.
A criação da secretaria representa a concretização de mais uma proposta de campanha da atual gestão. “A mulher araponguense e as pessoas portadoras de deficiência merecem uma pasta exclusiva, que pense e implemente políticas públicas e busque os recursos estaduais e federais para implementá-las”, justificou o prefeito. A nova estrutura administrativa pretende garantir maior visibilidade às necessidades dessas populações, promovendo ações mais efetivas e direcionadas.
A secretária Carla Nascimento possui ampla experiência em atuação comunitária. Casada há 31 anos com o pastor Roberto Braz do Nascimento, é mãe de três filhos — Larissa, Gabriel e Samuel —, sogra do norte-americano AJ e avó de Vicente Matteo. Sua vida é marcada por um histórico de liderança e cuidado com mulheres na Igreja Presbiteriana Renovada Central, onde atua como pastora auxiliar há mais de três décadas.
Além de sua experiência religiosa, Carla também é psicóloga clínica com formação em Neurociência para Psicólogos. Seu trabalho tem foco nas demandas da mulher, da família e das múltiplas realidades humanas, unindo conhecimento técnico e sensibilidade no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Sua nomeação representa uma aposta na escuta ativa, na empatia e na construção de políticas públicas com base na realidade social vivida pelas mulheres e pessoas com deficiência no município.
Com a estruturação da Semupe, a Prefeitura de Arapongas pretende ampliar o acesso aos direitos, garantir mais representatividade nas decisões administrativas e desenvolver projetos voltados à inclusão e ao enfrentamento das desigualdades.
A secretaria deverá iniciar nos próximos meses a formulação de programas e parcerias com instituições estaduais e federais, buscando recursos e articulações para a efetivação de políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social e empregabilidade para mulheres e pessoas com deficiência.
Fonte: PMA