Prefeitura busca viabilizar implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Na última quinta-feira, 05, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, e da secretária de Assistência Social (Semas), Ismailda Ferreira de Lima da Silva, recebeu a visita do vice-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) e representante da sociedade civil organizada, Alexandre Cezar, do conselheiro da Consepir e produtor artístico, Vagner Nogueira, da representante do Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira ( IMECAB), Angela Maria de Souza e do presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) de Cambé, Marcos Aparecido Soares. O grupo estava acompanhado da Dra. h. c. Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus; fundadora e presidente das entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA – Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana de Arapongas. Em pauta, foi debatida a viabilidade da implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Arapongas. “ Queremos ampliar este conselho para os municípios do interior do Paraná. O Consepir tem em sua finalidade promover a igualdade racial para combater a discriminação étnico-racial, reduzindo as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais, atuando no monitoramento e fiscalização dessas políticas públicas setoriais, em atenção às previsões do Estatuto da Igualdade Racial. Aqui em Arapongas já temos uma forte representante deste movimento, a Dra. h. c. Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus, e por isso, vemos grande potencial em fortalecer tais ações aqui no município”, explicou Alexandre Cezar.
O secretário da Saúde, Paludetto Jr, mencionou sobre os serviços promovidos por conselhos já existentes em Arapongas, e salientou a importância da implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “ O município apoia, anualmente, o Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa com saúde e sem racismo de Arapongas – Paraná, promovidos pelas entidades representadas pela Dra. h. c. Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus. E a vinda de um conselho neste sentido, dará ainda mais aporte à atenção e causas da Cultura Tradicional de Matriz Africana e Afro-brasileira”, disse.
Segundo Onofre, o município está à disposição para a regulamentar o novo conselho municipal. “ Vamos trabalhar neste sentido. Através das Secretarias de Saúde e Assistência Social daremos encaminhamento nessas demandas. O Consepir desenvolve importantes ações de políticas públicas afirmativas. E assim como em outros municípios, também queremos progredir neste sentido”, reforçou.
FORTALECIMENTO
Grande defensora e ativista da Cultura Tradicional de Matriz Africana e Afro-brasileira, a Dra. h. c. Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus, também se mostrou entusiasmada com este novo passo. “ É importante que o município evolua neste sentido. Unindo esforços do poder público, entidades e sociedade civil. Propondo a adoção de mecanismos e instrumentos que assegurem a participação e o controle popular de políticas públicas de promoção da Igualdade Racial, por meio da elaboração de planos, programas, projetos, ações e etc”, mencionou. O também diretor-geral da 36ª Mostra Afro-brasileira Palmares, Vagner Nogueira, falou sobre as atividades que podem ser desenvolvidas por meio do Consepir. “ É possível desenvolvermos cursos de capacitação, Feira de Amostras e de Empreendedorismo, Fóruns, e diversas ações – promovendo arte, educação e cultura”, finalizou.
Estiveram presentes durante a reunião os representantes do vereador, Levi Xavier.
Fonte: Prefeitura de Arapongas